segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jornal afirma que Coreia do Norte vai manter seu programa espacial

A Coreia do Norte manterá seu programa espacial apesar do fracasso, na sexta-feira passada, do lançamento um foguete de longo alcance com o suposto objetivo de colocar em órbita um satélite, informou nesta segunda-feira o jornal japonês "Choson Sinbo". 

A publicação, que citou uma fonte do Comitê norte-coreano de Tecnologia Espacial, disse que Pyongyang prepara o desenvolvimento de outro satélite e um foguete portador maior que o Unha-3, utilizado no lançamento da semana passada. 


O foguete norte-coreano caiu no mar dois minutos após decolar. Segundo os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, que pediram que Pyongyang desistisse da ação, o lançamento encobria um teste com um míssil. 

O jornal informou que o lançamento corresponde a primeira etapa de um programa qüinqüenal norte-coreano que começou neste ano para colocar em órbita um satélite meteorológico. 

A publicação pró-Coreia do Norte acrescentou que Pyongyang manterá suas aspirações espaciais encorajado pelas instruções do líder Kim Jong-il, morto no ano passado, que considerava o programa necessário para construir uma nação próspera e poderosa. 

No domingo, seu filho e atual líder do país, Kim Il-sung, se comprometeu em seu primeiro discurso público, realizado durante as comemorações do centenário do fundador do país, a respeitar as instruções de seu pai. 


Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário