quinta-feira, 19 de abril de 2012

Exposição apresenta objetos arqueológicos tapajônicos

A Universidade Federal do Pará (UFPA), através do Programa de Pós-graduação em Antropologia, em parceria com a Inside Consultoria Científica Ltda., apresenta a exposição "Um Porto, Muitas Histórias Objetos Arqueológicos do Porto de Santarém e seus Contextos", de 18 de abril a 20 de maio de 2012, em Santarém/PA. Com curadoria da Profa. Dra. Denise Schaan e de André dos Santos, a exposição é resultado de escavações realizadas no Porto de Santarém por arqueólogos da UFPA desde 2009.

A mostra traz artefatos pertencentes ao povo tapajós, que habitou a região onde hoje se localizam os municípios de Santarém e Belterra e cuja ocupação remonta ao século X.

Registros fotográficos das escavações também fazem parte da exposição, que conta parte da história indígena na região, ainda pouco conhecida devido a acontecimentos históricos e à falta de registros escritos.

Os arqueólogos encontraram fragmentos de vasilhas decoradas, estatuetas, objetos líticos, como lâminas de machados para derrubar árvores, rodelas de fuso para fiar e calibradores para fazer hastes de flechas, pingentes, alargador de orelha, contas de cerâmica e muitos outros objetos, além de um muiraquitã, pela primeira vez encontrado em uma escavação arqueológica.

A abertura da exposição "Um Porto, Muitas Histórias" foi realziada ontem(18) e segue até a sexta-feira (20) no Museu João Fona, localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n - Prainha, em Santarém. A entrada é gratuita. 


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário