quinta-feira, 12 de abril de 2012

Abaré I pode permanecer mais tempo na região

O Abaré I pode permanecer por mais tempo na região, caso uma nova unidade de saúde não seja construída no prazo de seis meses e uma solução seja apresentada junto a ONG Terre des Hommes. Ontem (11) o secretario de saúde de Santarém, Emanuel Silva se reuniu com representantes da organização para discutir a situação da permanência do barco na região do Tapajós.

O encontro definiu duas novas propostas para a situação do barco no município. Na primeira opção, foi acordado que a unidade fica na região por mais tempo caso o novo barco que será construído não seja finalizado até o dia 23 de setembro. "Se precisar mais dois, três meses o barco estará trabalhando no Rio Tapajós”, relata o secretario. 

A segunda sugestão apresentada foi a compra da unidade de saúde pelo governo brasileiro com ajuda do Ministério da Saúde, que se não aderida uma nova solução deve ser encontrada pelo poder público da cidade. “O município deve criar alguma outra alternativa para que a gente possa comprar e manter o barco atendendo a população”.

A Unidade Móvel de Saúde, que atende cerca de 15 mil ribeirinhos, foi base modelo para o Ministério da Saúde autorizar a construção de mais 32 barcos para atendimento na região amazônica. Em Santarém, duas unidades fluviais funcionam com a permanência do Abaré I. O projeto para construção do Abaré III foi elaborado. Emanuel Silva informou que o processo licitatório para construção da nova unidade será aberto o mais rápido possível. Ele garantiu que os atendimentos do Abaré I não devem ser interrompidos.


Fonte: Notapajos


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário