sábado, 10 de março de 2012

UFOPA realizará excursão à Flona - Tapajós

O projeto Roteiros Santarenos: geologia, história e turismo abre as inscrições para sua segunda excursão geológica, que ocorrerá na segunda-feira, dia 19 de março, à Flona -Tapajós. Esta é a segunda região visitada pelo grupo, que terá como coordenadora a Profa. Maria Cristina Andres Arbage e contará com o apoio operacional do escritório do LBA (Experimento de Larga Escala na Atmosfera-Biosfera da Amazônia).

A excursão saíra às 8 horas do Campus Tapajós da UFOPA, e os participantes devem inscrever-se antecipadamente através do correio eletrônico roteiros.santarenos@gmail.com, aguardando depois a confirmação. Os participantes devem comparecer, impreterivelmente, no horário marcado, com o termo de compromisso assinado.


A Excursão Flona -Tapajós objetiva proporcionar aos participantes o exercício de um olhar diferenciado sobre as paisagens naturais, além de ter um caráter de experimentação da rotina de um trabalho de campo na área de Geociências. Na ocasião, também será apresentado o trabalho que o LBA vem realizando naquela unidade de conservação. Durante a atividade, os participantes, a maioria estudantes em formação, receberão conhecimentos sobre a FLONA-Tapajós, uma das principais unidades de conservação da região.

O projeto Roteiros Santarenos é vinculado ao programa de extensão “Cultura, Identidade e Memória na Amazônia” do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), e promovido pelo Programa de Ciências da Terra do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG). Pretende mobilizar a comunidade acadêmica e a sociedade santarena em geral para a necessidade de conhecer a geologia e a história da formação do lugar, realizando-se um tipo de turismo voltado para a geoconservação: o geoturismo.

A equipe de bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da UFOPA promove, no dia 12, no Auditório Maestro Wilson Fonseca, do Campus Rondon, a partir das 14h, o I Encontro de Bibliotecários da Região Oeste do Pará.

Com a finalidade de promover a integração entre os profissionais da área atuantes na região, o evento contará com a participação de bibliotecários de instituições públicas e privadas de Santarém.

Efrem Galvão, escritor e membro da Academia Santarena de Letras e Artes (ALAS), e Cristóvão Sena, diretor do Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS), também participam do encontro, que ainda terá na programação: performances poético-literárias, painel para troca de experiências e apresentação de Nato Aguiar e convidados, Andresson Dourado e o percussionista Silvan.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário