quinta-feira, 29 de março de 2012

Ovos de Páscoa cada vez mais caro

Uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) mostrou que os ovos estão mais caros. Os reajustes não foram uniformes, mas estão superiores a inflação dos últimos 12 meses, estimada em torno de 6%.

O Brasil é hoje um dos maiores produtores e consumidores de ovos de Páscoa. Em 2011, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (ABICAB), foram produzido cerca de 25 mil toneladas, o que equivale a aproximadamente 100 milhões de unidades comercializadas.

A cada ano, o consumo de ovos no país tem aumentado e as principais marcas  Garoto, Lacta e Nestlé  inovam seus produtos. Esta sofisticação passa inevitavelmente pela embalagem, sabor e, desde 2003, também pelo peso e tamanho de cada ovo.

O público infantil continua sendo o principal alvo no momento da venda, com diversos motivos, como: Disney, Hello Kitty, Ben 10, Homem Aranha, Fadas, Moranguinho, Hot Wheel, Meninas Super Poderosas, Princesas Disney, Transformers, Turma da Mônica, Patati Patata, entre outros.

Dentre os tipos pesquisados, o ovo da “Pucca”, número 15, da marca Garoto, com 180g, está custando em média R$ 20,53. Sendo que a barra de chocolate, da mesma marca e com o mesmo peso, custa R$ 5,05.

Já o ovo da “Barbie”, número 15, com 170g, da marca Lacta, foi encontrado por R$ 24,17. Enquanto a barra de chocolate, da mesma marca e peso, custa R$ 4,50.

A Nestlé oferece o ovo da “Princesa Ariel”, número 15, com 180g, por R$ 23,89, sendo que a barra de chocolate, da mesma marca com R$ 170g, custa R$ 5,13.

As caixas de bombons também são mais lucrativas. A “Grandes Sucessos”, da Lacta, com 193g, custa em média R$ 3,86. A “Especialidades”, da Nestlé, com 400g, custa R$ 7,52. E a da Garoto, com o mesmo peso, custa R$ 6,92.

O coelho de chocolate, da marca Garoto, com 50g, está custando em média R$ 3,89.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário