sexta-feira, 16 de março de 2012

Conselho de segurança é criado em Santarém

O primeiro Conselho Municipal de Segurança de Santarém tomou posse na manhã desta quinta-feira (15), no Plenário da Câmara Municipal de Santarém. 15 membros escolhidos por entidades de classe vão atuar em parceria com os órgãos de segurança na cidade.

De acordo com o secretário municipal de segurança cidadã Luiz Alberto, o Conselho vai funcionar como órgão de fiscalização. Não terá poder de punir, mas de auxiliar as instituições de segurança nas definições das ações. “É de suma importância a instalação do conselho. Já começamos a pensar a elaboração de um plano municipal de segurança para o município”, enfatiza o secretário.
O comandante do CPR I, Eraldo Paulino destaca que a partir de agora a sociedade vai poder contribuir com as ações: “Ele vem como uma ferramenta da voz da sociedade, da comunidade chegar com o poder público e dizer o que tá precisando”.

Em Santarém, a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e as Policias Rodoviária Federal, Civil e Militar são os órgãos responsáveis pela segurança da população, seja no trânsito, no combate a criminalidade ou até mesmo na prevenção de acidentes.

A prefeita Maria do Carmo explicou que com a instalação do Conselho de Segurança vai facilitar a criação da guarda municipal. Projeto que ainda está em análise e depende da liberação de verbas federais. “A criação do Conselho nos vai dar base para que a gente possa perante o governo federal, perante a secretaria nacional de segurança pública, solicitar os recursos necessários para a nossa guarda municipal”.

  

Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário