terça-feira, 13 de março de 2012

Comerciantes temem a cheia do RioTapajós

A cheia do rio Tapajós já começa a preocupar os comerciantes da área central de Santarém. Um encontro para discutir ações de prevenção foi realizado ontem (12) na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES). Comerciantes, Defesa Civil e poder público municipal demonstraram preocupação com a possibilidade de inundação no centro.

No relatório apresentado pelos comerciantes, o rio Tapajós está 7m acima do nível normal. 
Em 2011 a medição do rio nesse mesmo período estava com a marca de quase 6m. Em 2010 o nível alcançou um pouco mais de 5m. No ano de 2009, quando o centro comercial da cidade ficou completamente alagado o rio atingiu mais de 6m acima do normal.


“Nós convidamos o poder público responsável para que eles viessem nos orientar e também sabermos que medida está sendo tomada pela Prefeitura Municipal, Marinha e a  Defesa Civil no sentido de amenizar a consequência dessa cheia”, ressalta o presidente da ACES Alberto Oliveira.

Diante do temor dos comerciantes que tentam evitar os prejuízos caso as lojas inundem, a Prefeitura prepara um cronograma de trabalhos. As ações por enquanto vão ficar apenas de sobre aviso, pois segundo o secretário municipal de infraestrutura Inácio Correa, a situação ainda está dentro do normal.

“Nós estamos ainda em estado de atenção. O estado de alerta é quando o nível da água chega a sete metros e trinta e nós ainda estamos com sete metros e seis, portanto ainda não estamos no estado de alerta”, enfatiza o secretário.
 
Para monitorar a elevação do nível do rio, a Defesa Civil do município utiliza dados do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), emitidos a cada 3 dias com a previsão do tempo para a região oeste do Pará. Essas informações são capazes de alertar para possíveis temporais que contribuem para o aumento do nível do rio.

Para ajudar os comerciantes da cidade e a população caso seja preciso, a Marinha vai auxiliar nos trabalhos.


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário