quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A força da televisão na divulgação de cidades turísticas [EMANUEL JULIO]

Em 1994, Alter do Chão recebeu um presente inesperado. Foi destaque no Jornal Nacional, em reportagem produzida pelo jornalista Marcelo Canellas. Vem daquela ocasião o termo ‘Caribe da Amazônia’. Foi algo absolutamente impensado para vila de pescadores que, na ocasião, era apenas conhecida no estado do Pará e arredores.  O ‘presente’ aconteceu em função de o repórter estar na região para levantar material para uma reportagem sobre a pistolagem em Itaituba, que alarmava o povo do oeste do Pará. Antes de voltar ao Rio de Janeiro, o jornalista passou por Santarém e cedeu a um convite dos funcionários da TV Tapajós para conhecer Alter do Chão. Uma vez lá o jornalista se encantou. Depois que a matéria foi ao ar a antiga vila de pescadores passou a ser conhecida em todo o Brasil.

E no Brasil, tirando as cidades mais importantes do eixo sul e sudeste, as que ganham projeção turística acontecem dessa maneira. Foi assim na novela Água Viva, na década de 1980, com cidades pequenas do estado do Ceará. Foi assim com o Pantanal. É assim com tantas outras que, ao longo dos últimos anos, ganham espaços importantes dentro de produções cinematográficas e televisas.

Não é à toa que o Rio de Janeiro detém o desejo da maioria de turistas nacionais e estrangeiros quando o assunto é conhecer o Brasil. A grande exposição na mídia seduz corações e mentes. Nem mesmo os problemas com violência, em função das desigualdades sociais, incomodam a intenção de turistas em potencial. São as novelas as divulgadoras de toda hora. São os cenários exibidos em abundância que despertam o desejo de conhecer aqueles lugares paradisíacos.

E quanto ao resto? O restante das cidades depende dessa exposição da mídia para terem os seus encantos conhecidos. Mas somente a exposição resolve? É claro que não... Um município para desenvolver no ponto de visto do turismo precisa estar envolvido em um planejamento sério, com o devido comprometimento das autoridades quanto ao assunto.

Santarém está preparada? Muitos podem perguntar... Santarém foi trabalhada, entre 2009 e 2011, como município referência em ecoturismo, pelo Ministério do Turismo. O município está envolvido, também pelo MTur, entre os 65 municípios indutores de turismo no Brasil. Faz parte do Polo Tapajós, considerado importante para o desenvolvimento do turismo no estado do Pará. Está na programação do PRODETUR (Programa de Desenvolvimento do Turismo no estado do Pará) para receber investimentos em capacitação de mão de obra e infraestrutura.

Como fato importante e animador quanto ao desenvolvimento do turismo em Santarém é a Copa do Mundo de 2014, mesmo uma das sedes da Copa não ser realizada em Belém. Manaus, mesmo sendo do estado do Amazonas, deve, pela proximidade, proporcionar um fluxo interessante no período dos jogos. Os efeitos do evento serão sentidos antes e depois do maior evento esportivo do planeta.

E o que mais pode acontecer com Santarém? O cinema e a televisão estão dando ótimas chances de o município se projetar no cenário turístico nacional. Através de filmes rodadas aqui, como Tainá 3 e Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios (estrelado por Camila Pitanga), a novela Amor, Eterno Amor, que vai ao ar em março de 2012, amplificam a condição de Santarém, através de Alter do Chão, colocar o seu nome nas mentes do povo brasileiro e de outras plagas.


Em uma nova produção da TV Globo Santarém é contemplada. Na série “As Brasileiras”, que mostra o Brasil de Norte a Sul, a produção mostra a vida de mulheres espalhadas pelos quatro cantos do país. Além da trama, existe toda uma realidade a ser mostrada ao longo de um país que evidencia o seu gigantismo e também a sua riqueza cultural. No episódio ‘A Selvagem de Santarém’, a chance de o Brasil ver uma parte da Amazônia, tão poucas vezes mostrada em suas sutilezas.

A televisão cumpre um papel de diminuir diferenças ao mostrar o Brasil como um todo. Um país que precisa ser visto para se revelar. Um país que é muito mais do que Rio de Janeiro e São Paulo. Um país que também é Amazônia, tão fartamente defendida, em função de seus imensos recursos naturais. Ao mostrar a Região Norte, a TV Globo joga holofotes sobre uma região que necessita de atenção para desenvolver. Ao receber a atenção da mídia Santarém passa a sonhar, com mais força, pela possibilidade de merecer a atenção do governo federal sobre investimentos em turismo, por exemplo, pois sabidamente essa é a vocação maior desta região.

Que o Brasil nos conheça através da telinha. Que o governo reconheça que necessitamos de investimentos para nos agarrarmos a atividades econômicas sustentáveis.

(*)Emanuel Julio - Formado em Administração de empresa, mas atua desde 1995 na área de jornalismo voltado à temática do turismo. 


Fonte: Notapajos

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