sábado, 7 de janeiro de 2012

Dois anos sem Joaquim da Costa Pereira

Há dois anos Santarém perdia um de seus maiores empresários e pioneiro no ramo da comunicação na região oeste do Pará . Joaquim da Costa Pereira, morreu no dia 6 de janeiro de 2010, em Belém, vítima de uma parada cárdio-respiratória.

Dois anos se passaram desde que o empresário se foi. Para os que conviveram com ele, é um momento de muitas saudades. Filhos, netos, bisnetos e amigos, lembram com saudades da vida exemplar que ele dedicou à família e a cidade onde nasceu e dedicou seus 80 anos de vida.

Reconhecido pelo perfil empreendedor, ousado e corajoso, Joaquim Pereira, investiu nos mais diversos setores do comércio e no ramo das comunicações. Ele chegou a presidir um grupo de 15 empresas compostas de concessionárias de veículos, locadoras de carros, lojas de ferragens, material elétrico e construção, material de garimpo, gráfica, construtora, presentes finos, jornal, rádio e televisão.

Boa parte da juventude de Joaquim Pereira foi dedicada ao trabalho. Para o empresário os melhores anos e produção de um homem são quando existe entusiasmo e saúde. Aproveitou um dos ciclos mais importantes da economia da região, o do ouro, para formar um patrimônio que lhe permitisse tranqüilidade no futuro. "Aprendi desde cedo que a lei da prosperidade é ganhar muito e gastar apenas o necessário. Sempre pratiquei essa filosofia", dizia.

Dentre seus investimentos destaca-se o Sistema Tapajós de Comunicação, composto pela TV Tapajós, a primeira emissora de Santarém, geradora afiliada a Rede Globo, a Rádio Tapajós/ 94 FM e o Portal Notapajos.com, afiliado a Globo.com.

Para os amigos Joaquim Pereira era um visionário, um guerreiro, que deixou saudades.

Para os filhos um homem cuja vida foi um exemplo de coragem e ousadia. “ Papai teve uma vida muito digna, dedicada ao trabalho, à familia e, fundamentalmente, ao desenvolvimento de Santarém e região”, disse Vera Ilma Pereira, a filha mais velha. “Nosso pai ocupou um espaço na história paraense, foi uma figura dominante, uma personalidade muito forte e deu exemplo a todos nós de perseverança, de humildade e retidão”, destaca a filha Vânia Pereira Maia. “Temos certeza de que o Pará perdeu um grande homem! E nós perdemos o amigo, o professor, conselheiro e principalmente o pai extraordinário que sempre foi”, complementa Vânia.

Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário