quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A descoberta da pérola


Admirada por quem a visita, Santarém sempre foi vista como uma cidade de grande potencial turístico. A “pérola do tapajós” como é conhecida carinhosamente, foi um dia comparada com o “Caribe” e hoje se impõe à essa comparação pois suas características amazônicas são inigualáveis. Com aproximadamente 350 mil habitantes e posição geográfica privilegiada, desponta com personalidade abstraindo-se apenas do potencial, e buscando sua inclusão no cenário nacional de forma representativa. Cidade com um nome de origem lendária, possui um patrimônio natural único, onde por decisão própria, o universo conspirou para que à sua frente, acontecesse um dos mais belos encontros de águas pertencentes aos rios Amazonas e Tapajós.
Santarém, tornou-se cidade turística oficialmente em 1998, e logo em seguida, foi indicada como cidade sede do pólo tapajós pela EMBRATUR. Em 2006, com Base nos princípios da cooperação, integração, sustentabilidade ambiental, econômica, sociocultural e político institucional, o ministério do turismo apresentou o resultado do programa de regionalização em 149 regiões turísticas, pertencentes a 1207 municípios onde 87 foram priorizados para receber investimentos, e desses 87, 65 foram escolhidos para serem trabalhados com prioridade, aonde Santarém foi incluída - O que antes era vocação em potencial, hoje, é realidade.

Em 2008, a cidade se revela e desponta como município referência em ecoturismo por sua vocação natural, isto significa fazer parte de um seleto grupo entre 10 cidades Brasileiras, escolhidas pelo ministério do turismo, para se tornarem competitivas no cenário nacional com qualidade internacional. Em 2009 Alter do chão é indicada como a melhor praia de água doce pela mídia internacional. No âmbito ministerial foi incluída em 2010, no rol das cidades históricas, e sucessivamente suas imagens tornam-se plano de fundo em capas de revistas nacionais e internacionais em feiras e Salões de turismo.

Com títulos como esses não duraria muto tempo para a inclusão no cenário nacional em grandes produções cinematográficas e televisivas. Hoje nossa pérola faz parte de um colar de opções ao mercado nacional e internacional, aumentando nossa responsabilidade, exigindo ações prioritárias por parte das 3 esferas governamentais. Projeção como essa, demandará um maior numero de pessoas motivadas à visitar Santarém, através da exposição de nossos atrativos naturais. O turismo é uma atividade de fundamental importância para o crescimento da economia de nosso município. A chamada indústria sem chaminé, tem sua contribuição significativa para o aumento do PIB, geração emprego e renda, para a comunidade com impactos positivos na melhoria da qualidade de vida da população.

Que sejam bem vindos todos aqueles que desejam contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade.



(*) Áureo Roffé, é Consultor de empresas turísticas, Coordenador Geral da divisão de turismo da secretaria municipal – SEMTUR, com MBA em marketing turístico e professor universitário do curso de turismo. 


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário