sábado, 8 de outubro de 2011

Transportadora Bertolini acusada de soterrar Igarapé do Irurá


Igarapé está com seus dias contados e a população santarena pode sofrer com falta de água nas torneiras


Uma vala medindo aproximadamente 5 metros de largura, por 200 de comprimento e 5 de profundidade, cavada por máquinas da empresa Transportes Bertolini Ltda, às margens da Alameda Alecrim, próximo a nascente do Igarapé do Irurá, virou alvo de denúncia de moradores do bairro da Matinha, em Santarém-Pará.

Segundo os moradores, a vala cavada pela Bertolini vai acelerar o processo de assoreamento e soterramento do Igarapé do Irurá, por ter sido construída próxima ao manancial e por afetar diretamente o recurso hídrico.

“Essa enorme vala vai aterrar o Igarapé, o qual já vem passando pelo processo de poluição há muitos anos, por causa da ação de empresas irresponsáveis que se instalaram nas proximidades”, dispara um morador do local, que pediu para não ter a identidade revelada.

A distribuição do sistema de água colhido pela Cosanpa, próximo ao Irurá, também pode ser afetada pelo soterramento do Igarapé. “Hoje, o Irurá é responsável por 60% do abastecimento de água em Santarém e, existem muitas famílias reclamando da falta do líquido nas torneiras de suas casas. O que já não é bom poderá piorar com o soterramento do Irurá”, avisa o comunitário.

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Santarém deverá fazer um relatório em relação às agressões ambientais sofridas pelo Igarapé do Irurá.

Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário