segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Santarém registra a menor taxa de homicídio do País


A Pérola do Tapajós é destaque em matéria especial da revista Veja, em sua edição desta semana


Santarém está bem – muitíssimo bem – na foto.
É destaque em matéria que integra reportagem especial sobre cidades brasileira, que ”Veja” publica em sua edição desta semana. Com direito a um fotão em que aparece parte da orla de Santarém, com o azul Rio Tapajós ao fundo.

Na reportagem, assinada por Marcelo Sperandio, a “Pérola do Tapajós” é chamada também de “Caribe Amazônico” e apontada como a que ostenta a menor taxa de homicídios entre as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes.

“Segundo dados inédito do Mapa da Violência no Brasil, Santarém teve 3,8 assassinatos por grupo de 100 000 pessoas em 2009. Trata-se de um índice menor que o dos Estados Unidos e da Argentina, por exemplo. O clima de paz permite a seus habitantes levar um estilo raro em grandes centros. Na orla do Tapajós, enquanto uns praticam exercício, outros aproveitam para acessar a internet em seus notebooks. A tranquilidade fomenta o comércio. O setor, que representa 27% do mercado formal, criou 2 300 empregos desde 2006. O restaurante mais frequentado da região, o Massabor, nunca foi alvo de arrastão”, escreve Sperandio.

A segurança na cidade, segundo a reportagem, é atribuída ao bom preparo dos policiais. “Na Polícia Civil, 82% dos agentes têm ensino superior e outros 13% são universitários. Com um serviço de inteligência preparado, a polícia exibe uma altíssima marca: 95% dos autores de homicídios são descobertos e punidos. A Polícia Militar também conta com uma tropa preparada. Sete em cada dez PMs têm curso superior ou estão na universidade”, diz a matéria.

Fonte: RG 15/O Impacto e Espaço Aberto

Um comentário:

  1. \0/ \o/ \0/ Que notícia maravilhosa....por essas e outras coisas que tenho mto orgulho de ser santarena! s2

    ResponderExcluir