segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Após estalos, edifício residencial é evacuado

Um dos pilares do prédio trincou. Edifício tem 27 andares.
Um prédio da Porte Engenharia ameaça desabar em Belém. Na madrugada deste domingo, moradores do edifício 'Wing', de 27 andares, localizado na Rua Diogo Móia, no bairro do Umarizal, ouviram estalos. O prédio foi entregue aos moradores há dois anos.

Ainda durante a madrugada, equipes do Corpo de Bombeiros foram até o local e evacuaram a área. Todos os moradores do Wing e do La vien Rose, prédio que fica ao lado, foram retirados do local e hospedados em dois hotéis em Belém.

Em entrevista por telefone ao Portal ORM, Sandra Andrade, responsável administração do prédio, informou que todo o trabalho está sendo feito para evitar qualquer problema.

"Realmente um dos pilares do edifício trincou, abrindo uma rachadura, mas os nossos engenheiros calculistas estão todos no local e segundo eles os cálculos foram todos refeitos. Não há risco de desabar", garantiu.

Prédio tem um apartamento por andar, avaliados em R$ 1 milhão cada

Os moradores do edifício Wing foram buscar seus pertences, saindo do local com malas e mochilas, sem falar com os jornalistas. A preocupação era saber se a estrutura do prédio foi abalada. Cada apartamento, um por andar, está avaliado em pelo menos R$ 1 milhão.



O promotor de Justiça e Defesa do Consumidor, Marco Aurélio Lima do Nascimento, do Ministério Público do Estado, esteve no local e coletou algumas informações. Ele disse que, desde o desabamento do Real Class, o Ministério Público do Estado, assim como os outros órgãos que atuaram no caso, acompanham a situação em alguns prédios que tiveram Raimundo Lobato como engenheiro responsável pelo cálculo estrutural.

Por causa dessa situação, houve uma revisão no cálculo estrutural do edifício Wing. O promotor deixou o prédio dizendo ter havido um 'abalo na coluna na área da piscina'.

A construtora responsável pelo edifício é a Porte Engenharia, cujo advogado, Alex Centeno, participou, pela manhã, de uma reunião com autoridades de segurança pública. Ele disse que a construtora está tomando todas as providências necessárias e que os moradores estão hospedados em hotéis. Pela manhã, os engenheiros Paulo Brígido e Nagib Charone faziam uma análise no prédio.

Fonte: O Globo e ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário