quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Após denunciar irregularidades, médica é demitida

A médica, Nastia Irina
A médica responsável pela Vigilância Sanitária de Santarém, Nastia Irina de Sousa Santos foi demitida após a realização de um relatório em parceria com o Ministério Público Estadual, no qual foram apontadas irregularidades em clínicas e hospitais particulares e em seguida divulgados pela imprensa.

Nastia Irina deixou o prédio da Secretaria Municipal de Saúde esta manhã com a notícia. A médica sanitarista teve contrato de prestação de serviços rescindido pelo município.

“Eu fui surpreendida principalmente por causa do motivo que eles alegam nessa demissão. Eles dizem que eu fui demitida pra atender o interesse público e justamente eu queria interpelar a Prefeitura, a secretaria de saúde para saber que interesse público que meu trabalho, até então, que eles mesmos reconhecem que é de alto nível técnico, que interesse público foi contrariado com meu trabalho?” questiona a médica sanitarista.



Ela acredita que a demissão ocorreu por conta dos trabalhos de investigação realizados nos estabelecimentos de saúde.

“A gente até então tem trabalhado junto com o Ministério Público pra apurar as condições de funcionamento desses hospitais. Temos detectado irregularidades gravíssimas que põe em risco iminente de vida os pacientes, são questões que passam por um anestesista atendendo dois pacientes ao mesmo tempo.”

Nastia ainda destacou outras situações de irregularidades como: falta de equipamentos e medicamentos em centro cirúrgicos para reanimar pacientes em caso de parada cardíaca, medicamentos com prazos de validade vencidos, venda de medicamentos destinados a hospitais e pacientes do SUS e etc.

“A gente tem visto que são pessoas que morrem diariamente, por essa situação de abandono de situação precárias de atendimentos nos hospitais. Então obviamente que me surpreende quando estou aqui trabalhando seguindo o código de ética médica que me obriga a denunciar situações como esta, quando eu to seguindo portarias do Ministério da Saúde que me obrigam a divulgar estes dados.” afirma Nastia

Com a ausência do secretário de saúde Emanuel Silva que viajou para Belém e só retornar no final de semana, a prefeita Maria do Carmo deu entrevista e explicou que a médica não foi demitida.
“Ela não foi demitida, ela foi pro CEREST [Centro de Referência em saúde do Trabalhador] onjde nós precisamos, ela é uma servidora temporária, eu to sendo pressionada pela justiça pra tirar todos os temporários da Prefeitura, nós já mudamos mais de mil e oitocentos temporários, ela não pode ser um caso excepcional.”



Fonte: NoTapajós

Nenhum comentário:

Postar um comentário