sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Padre: “Jatene é culpado por greve dos professores”


Padre Edilberto Sena culpa Governador por descaso com professores



Padre culpa Governador

Cinco dias depois da paralisação da rede estadual de ensino em Santarém, o membro da Frente em Defesa da Amazônia (FDA), padre Edilberto Sena, culpou o Governo do Pará pelo descaso com a educação. Em assembléia ocorrida no auditório da Escola São Francisco, na manhã de segunda-feira, 26, os professores da rede estadual de Santarém decidiram entrar em greve.

O motivo maior dessa decisão é a não implementação da Lei de nº 7442, do Plano de Cargo Carreira e Remuneração (PCCR) e do Piso Nacional da classe.

Padre Edilberto garante que tem conversado com professores que afirmam ter prejuízos por conta da má informação do Governo do Pará sobre o aumento salarial da categoria. Os professores, segundo ele, estão exigindo meramente o direito de dignidade de lecionar e ganhar o suficiente para sobreviver.

“O Governo está acuado, principalmente porque pegou uma herança da administração passada, mas quando se candidatou ao cargo eletivo, sabia que iria enfrentar esses problemas”, ressalta o religioso.
Para o padre Edilberto, a educação é para ser prioridade em qualquer governo, significando o pagamento mínimo do piso salarial nacional. Ele afirma que o Governo do Pará está gastando com outras coisas e ficando sem verba para a educação.

“Isso é um grande problema da educação não ser prioridade no Pará. Os professores estão sendo renegados. O Sintepp tem toda a razão de parar de trabalhar, já que o Governo do Estado não respeita a educação”, desabafa padre Edilberto, ressaltando que a greve prejudica os estudantes e a sociedade.
“Temos que ver de quem é a responsabilidade principal desse caos, que está ocorrendo com a greve dos professores. A culpa é do Estado que não prioriza a educação”, assegura.

Por: Carlos Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário