sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Prefeitura distribui mudas de plantas em celebração ao Dia da Árvore

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) distribuiu 255 mudas das espécies medicinal, sombreamento, paisagística e ornamental na manhã desta sexta-feira (21), no Parque da Cidade. A atividade foi em comemoração ao Dia da Árvore e faz parte do Projeto "Santarém que Te Quero Verde", que busca incentivar a arborização e o plantio adequado de árvores na cidade.

A ideia do projeto "Santarém que te quero verde" é conscientizar a população não somente sobre a importância do plantio de árvores, mas também sobre o cultivo de forma adequada. A orientação técnica e a sensibilização através da educação ambiental também fez parte da ação.

Dentre as centenas de mudas entregues a população estavam espécies de grande e pequeno porte. Foram doadas mudas do tipo: Muricizeiro, Jambeiro, Mangueira, Ipê-rosa, Ipê-amarelo, Oiti, Sapupira, Cupuaçuzeiro, Açaizeiro, Graviola, Boldo, Manjericão e Erva Cidreira. Além da distribuição das mudas de plantas, a Prefeitura ofereceu toda a orientação adequada do plantio através de palestra. Na ocasião, também foram plantadas três árvores das espécies: Oiti, Sapupira e Ipê Rosa no Parque da Cidade.


Para a Coordenadora do Parque da Cidade Helainy Barbosa o plantio de árvores nos quintais e até mesmo nas ruas da Cidade tem uma importância significativa, pois oferece sombras, ventilação, entre outros benefícios. "A árvore é a vida. Nós sabemos que é dela que extraímos basicamente tudo, como por exemplo a sombra para podermos descansar, além de outros benefícios. Embaixo de uma árvore a temperatura chega a cair 7 graus, ou seja, reduz a temperatura do ambiente, melhora a infiltração de água no solo, a ventilação, além da redução de microclima", explicou a coordenadora.

Mensalmente a Prefeitura distribui centenas de mudas a população santarena dos tipos ornamentais, frutíferas, medicinal e nativas da região. Em celebração ao "Dia da Árvore", comemorado hoje, 21 de setembro, a Semap antecipou a ação que geralmente acontece ao final de cada mês.

Rosalina dos Santos, moradora do Bairro Aparecida, foi uma das centenas de pessoas que levou para casa mudas de plantas disponibilizadas na ação. Segundo ela, a atividade é importante, pois vai auxiliar na umidade e purificação do ar e principalmente refrescar a cidade. "Eu achei maravilhoso ter acesso a essas mudas. Essa questão da distribuição de mudas é importante demais, porque incentiva a população a plantar e cuidar mais da cidade. Além disso, contribui para a redução da temperatura amenizando o clima quente da região", disse a moradora.


FONTE: ASCOM PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário