terça-feira, 25 de setembro de 2018

Jornalistas e blogueiros influentes no cenário turístico brasileiro visitam Santarém durante o Çairé

Como forma de contribuir no fortalecimento da maior manifestação cultural da região do Tapajós - a Festa do Çairé - a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Diretoria de Produtos Turísticos, da Coordenação de Marketing da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) trouxe para Santarém uma equipe composta por oito jornalistas e blogueiros influentes no cenário turístico brasileiro. O objetivo foi estimular a geração de conteúdos nas redes sociais e em importantes veículos de comunicação do País, através do Press Trip do Çairé 2018.




A Prefeitura de Santarém, além de levar a equipe para uma imersão na cultura do Povo Borari na Festa do Çairé, organizou um cronograma de visitas aos pontos turísticos urbanos e em comunidades tradicionais, que desenvolvem o Turismo de Base Comunitária, importante para a movimentação econômica da região, a exemplo da Comunidade de Anã, que possui uma boa infraestrutura para receber visitantes e turista.

No percurso da viagem, a equipe do Press Trip pôde contemplar as belezas naturais, como afirma Ana Paula, do Blog Mari Pelo Mundo. "Nós da Mari Pelo Mundo acreditamos no turismo como forma de troca de experiências, pois assim como levamos várias recordações após uma viagem, também deixamos marcas por onde passamos. A experiência em Santarém foi assim, incrível e enriquecedora. Como turista, pude apreciar as mais belas paisagens de praia de rio na beira do grandioso Tapajós, comtemplar o pôr do sol mais bonito das águas, ver de pertinho o boto Rosa, típico da região paraense, tomar um açaí colhido do pé, experimentar a tão famosa piracaia, comendo peixe na beira do rio ao final do dia com meus colegas".


Ao se referir a sua experiência de participar do Çairé 2018, Ana Paula usou a expressão: "Viagens mudam pessoas e pessoas mudam o mundo", e completou que volta a Brasília apaixonada, ainda mais, pelo Brasil. Ana ressaltou que viu de perto as origens das tradições indígenas e caboclas, que o Çairé foi uma surpresa lindíssima, um "carnaval" riquíssimo em cultura, de respeito às origens, beleza, dança, ritmo e alegria. A blogueira parabenizou a parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado, a Prefeitura, Empresários locais e as comunidades de Anã e Santa Luzia. "Agradeço as parcerias deste Press Trip e digo que venho estudando turismo sustentável e aqui encontrei na prática o que eu lí nos livros. Esperamos passar aos nossos leitores toda a energia que sentimos aqui", ressaltou.

De acordo com o técnico da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), Alysson Eugênio, a parceria se deu após uma visita em março deste ano em Belém, do Secretário de Turismo de Santarém, Diego Pinho, quando solicitou à Setur apoio para a realização do Press Trip do Çairé 2018, com base no Plano Estratégico de Turismo, o Plano Encontro, que prevê ações para o aumento da divulgação e promoção de Santarém e do Polo Tapajós. "No início do primeiro semestre o Secretário de Turismo de Santarém Diego Pinho procurou a Setur solicitando apoio para a realização de um Press Trip do Çairé 2018, visto que estava previsto no plano estratégico do turismo da região, que essa era uma das ações previstas para aumentar a divulgação e a promoção do Polo Tapajós e de Santarém, como um portão de entrada do turismo da região, a partir de então a gente iniciou as tratativas de organização deste Press Trip"

Alysson Eugênio destacou ainda que a seleção dos veículos convidados considerou os mercados prioritários para o Estado, como São Paulo, Minas e Brasília. A Setur convidou os principais jornais e revistas, que são os principais emissores de turistas para o Pará. O técnico explicou que apoiar esse tipo de ação tem garantido resultados positivos na divulgação dos produtos turísticos dos principais destinos que é Belém, Marajó e Tapajós.


"O Çairé é uma grande surpresa, o equilíbrio do Religioso e o Profano passa uma sinergia de arrepiar", foi o que relatou o jornalista do Jornal Estado de Minas, Gustavo de Jesus Werneck, que completou: "gosto muito das manifestações populares, ainda mais quando resgatam e mantém tradições centenárias, é o caso do Çairé, que para surpresa usa o religioso e o profano na medida certa. O visitante encontra uma energia muito forte, de arrepiar mesmo. Na manhã ensolarada, em que o Padre reza diante da multidão e depois segue a procissão com o símbolo da Santíssima Trindade até a Praia. Já na noite de sábado, tem a grande disputa entre os botos Tucuxi e Corde Rosa, aí vem a explosão de cores, figurinos, das músicas e da alegria".

Encantado com a disputa dos botos, o jornalista enfatizou. "Dá aquela vontade louca de dançar e de "virar boto". Tomara que a Festa do Çairé vire Patrimônio Imaterial de Alter do Chão, de Santarém, para que ganhe salvaguarda e seja sempre preservada. Na minha mente ainda ouço ecoar o grito do Tucuxi: "Ei Visitante".

O secretário de Turismo Diego Pinho afirmou: "não medimos esforços para a efetivação desta importante parceria com a Secretaria de Turismo do Estado, pois sabemos da necessidade da presença de jornalistas e blogueiros renovados, quando o assunto é a divulgação do turismo de um local, e um evento importantíssimo como o Çairé, que faz uma movimentação expressiva em todos os campos da economia da região, e que breve, os profissionais que estiveram no Press Trip do Çairé vão estar relatando suas experiências em seus veículos de comunicação e redes sociais", explicou.

Os jornalista e blogueiros também visitaram o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, o Mercado do Peixe, Mercadão 2.000, Praça do Mirante (Forte), Casa do Saulo, Boto Sorveteria e na casa de farinha de São Francisco de Carapanari.


A equipe do Press Trip do Çairé 2018 foi composta pela seguinte equipe:
1. Blog Mari pelo Mundo
São três amigas que junto com colaboradoras criaram o blog Mari pelo Mundo para falar sobre tudo o que as inspira e faz querer viajar cada vez mais: lugares, filmes, músicas, sabores, arte e novidades. Através do Mari pelo Mundo, compartilham suas experiências, impressões pessoais dos lugares que conhecem e dão dicas aos leitores. O objetivo é ajudar no planejamento de viagens e dar dicas de tudo que acham imperdíveis de ver e visitar.
Quem vai representar o blog para acompanhar o festival é a Ana Paula Favero, formada em Educação Física em Brasília-DF e faz pós-graduação em Turismo Sustentável. Busca as melhores praias, paisagens e novidades e adora trilhas, água e aventura.

2. Jornal Turismo e Eventos
Com sede em São Paulo, o Turismo & Eventos é um portal de notícias empenhado na produção e captação de informações para o profissional de turismo. Atuando junto a toda a cadeia produtiva do setor (cias aéreas, hotéis, operadoras, agências de viagens, locadoras, cruzeiros marítimos, cartões de assistência, órgãos oficiais de turismo, entre outros).
Seu portfólio conta com profissionais com mais de 20 anos de atuação, oferecendo conhecimento e conteúdo especializado por meio do portal eletrônico (www.jornalturismoeeventos.com.br), Revista Eletrônica "Turismo&Eventos em Foco", e Jornal Impresso. Atuam também na consultoria, treinamentos, marketing e promoção para empresas nacionais e internacionais, novas ferramentas tecnológicas, na criação e realização de eventos, criação e envio de Releases.

3. Folha de São Paulo
O Grupo Folha é um dos principais conglomerados de mídia do país. Controla o jornal de maior circulação e influência (Folha de S.Paulo), o site noticioso de jornal com mais audiência, a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet (UOL) e a maior gráfica comercial do Brasil (Plural), além de outros negócios.
Entre as publicações, a Folha de S.Paulo ainda edita as revistas sãopaulo e Serafina, o Guia Folha, o jornal "Agora" e a "Revista da Hora".
O grupo conta também com o Datafolha, um dos institutos de pesquisa mais respeitados do país, uma editora de livros (Publifolha), uma livraria virtual (Livraria da Folha), uma agência de notícias (Folhapress), um dos maiores e mais modernos parques gráficos da América Latina (CTG-F), a Transfolha, dedicada à distribuição de produtos do Grupo Folha, uma gráfica dedicada a jornais e folhetos para empresas, editoras e agências de publicidade (FolhaGráfica) e a SPDL, empresa de distribuição e logística estabelecida em associação com o jornal "O Estado de S. Paulo".

4. Jornal Estado de Minas
Estado de Minas é um jornal brasileiro pertencente aos Diários Associados. É um dos mais importantes jornais impressos do estado de Minas Gerais, também conhecido como o grande jornal dos mineiros. É considerado um dos maiores e mais tradicionais jornais do Brasil.
O Estado de Minas circula diariamente com seus cadernos fixos: Política, Opinião, Nacional, Internacional, Economia, Gerais, EM Cultura e Economia. Os seus suplementos são: Agronegócio, Bem viver, Ciência, Ragga Drops, Direito & Justiça, Emprego, Especial, Feminino & Masculino, Guia de gastronomia, Guia de negócios, Gurilândia, Hora Livre, Imóveis, Informática, Pensar, Prazer EM Ajudar, Turismo, TV e Veículos.

5. Correio Braziliense
Correio Braziliense é um jornal brasileiro com sede em Brasília, Distrito Federal, pertencente aos Diários Associados, do qual faz parte outro jornal no Distrito Federal, além das rádios Planalto e Clube FM, a TV Brasília e os portais Correio Braziliense e Correio Web.
Ao lado de Folha de S. Paulo, Estado de Minas, Zero Hora, O Globo e O Estado de S. Paulo, entre outros, forma o grupo dos principais jornais de referência do Brasil.

6. Qual Viagem
A Editora Qual foi fundada no ano 2.000 e se consolidou no Mercado Imobiliário de São Paulo através da família de revistas QUAL IMÓVEL, que rapidamente cativou os leitores tornando-se a referência de mídia para Construtoras, Incorporadoras e Imobiliárias. Alcançou, no final de 2014, a incrível marca de 26 milhões de revistas distribuídas gratuitamente no período.
O sistema de distribuição conta com mais de 900 pontos na Região Metropolitana de São Paulo e é responsável por fazer chegar aos leitores mais de 260 mil revistas todos os meses.
Em Novembro de 2013 lançamos a revista QUAL VIAGEM, dando um passo fundamental na estratégia de diversificação da editora, escolhendo o segmento de Turismo cujo crescimento ao longo dos anos tem sido forte e contínuo.
Em paralelo com as revistas impressas, disponibilizam todas as edições na versão digital, seja através dos sites www.revistaqualimovel.com.br ou www.qualviagem.com.br, como também pelos aplicativos para smartphones e tablets, sempre disponibilizando todo conteúdo de forma gratuita.

7. Revista Azul
A revista Azul Magazine tem periodicidade mensal e tiragem de 70 mil exemplares. É uma publicação com reportagens turísticas, negócios, moda, comportamento e entrevistas, que incrementam a experiência do viajante aos destinos da Azul. Ela está presente em todos os voos nacionais e internacionais da companhia aérea.
E mais, a equipe comercial da Azul Magazine comercializa a plataforma 360º de mídia oferecida pela Azul Linhas Aéreas: eficientes opções de comunicação que geram engajamento e fidelidade à marca do cliente.
Através de ações especiais realizadas a bordo, comercialização de inserções na TV de bordo das aeronaves, revista Azul Magazine, logojet e distribuição de sampling de produtos a bordo.



FONTE: ASCOM PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário