quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Iniciam reuniões de planejamento para o X Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) realizou na tarde de segunda-feira (4),  no prédio da Semc a primeira reunião entre organizadores e parceiros do X Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, previsto para acontecer no período de 24 de novembro a 3 de dezembro de 2017. O evento em Santarém  é organizado pelo Governo do Estado e tem apoio da Prefeitura de Santarém.


A reunião teve como finalidade alinhar ações para o grande evento literário realizado no município de Santarém.  O Salão do Livro segue os moldes da XXI da Feira Pan Amazônica,  realizada no primeiro semestre deste ano,  na capital paraense. Nesta edição, o escritor homenageado será o poeta e jornalista Mário Faustino - intelectual que agitou a cena literária de Belém e do Rio de Janeiro nos anos 40 e 50 e que inovou a cobertura cultural nos jornais da época.

A coordenadora da Feira  Pan Amazônica do Livro e X Salão do Livro do Baixo Amazonas, Andressa Malcher  explicou que o primeiro chamado aos parceiros tem por finalidade o planejamento em conjunto. “É importante para que eles possam junto conosco construir a programação acadêmica  e  cultural do Salão do Livro para o público que tanto espera este evento. Que a cada ano possamos melhorar e crescer aqui em Santarém, e com os demais municípios no entorno da região do Baixo Amazonas. Nessa parceria com o governo municipal, estamos vendo a possibilidade de melhorar o Espaço do Salão, a tenda, o piso na tenda, melhorar o entorno na área da grama, a iluminação e outros. Tudo para receber, os expositores, os livros, os convidados, os visitantes da cidade. Já temos várias sugestões de convidados sempre valorizando os escritores locais, da região, da capital paraense, um escritor de outro estado, um grupo musical ou teatral, contação de histórias e palestras", disse.

Todos os anos, o evento homenageia um país. Nesta edição, o país homenageado, sem sentido figurado, será a Poesia. "Visitaremos o país da Poesia, pois entendemos que é um lugar de sonhos, território livre para a criação, local  de encontros de culturas, pensamento e sentimentos de origem e diversas formas. Destacando esse gênero literário que tem como característica a composição de versos estruturados de forma harmoniosa que revelam a beleza e a estética do pensamento do autor, busca-se a sensibilização, o despertar de sentimentos e sonhos, comovendo, encantando e instigando a imaginação do leitor”, explicou. 

O secretário municipal de cultura, Luís Alberto Figueira ressaltou a sensibilidade da atual gestão em valorizar a cultura local em todos os segmentos. "Temos o apoio integral do prefeito Nélio Aguiar, o qual vem demonstrando a sensibilidade cultural e fazendo acontecer em Santarém.  Dessa parceria teremos o Espaço Pérola revitalizado com o apoio dos expositores, quanto a recuperação de toda a lateral com novas lonas. A recuperação vai proporcionar o melhor uso para outros eventos”, informou.

A próxima reunião com os parceiros locais será às 14h na segunda-feira (11),  no auditório da Unuma/Faculdade da Amazônia, localizada na Avenida Rosa Vermelha, 335, bairro Aeroporto Velho. 

ASCOM PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário