quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Brasiliense, servidor do Ibama, ofende Santarém e revolta internautas

Em um post em seu perfil pessoal no Facebook, o servidor do Ibama Raphael Fonseca, fez um infeliz comentário que gerou muita polêmica e revolta. O seu texto, a seguir, está na integra: "a unica coisa que presta em Santarém são as belezas naturais e geral aqui não quer nem saber de preservação. Cidade tosca, suja, sem saneamento... a gente respira merda e mijo dos outros!!! Fora a educação sem igual no trânsito, a alienação cultural, falta de oportunidade de emprego.... e ainda por cima é quente que nem o inferno!! vtf, Santarém! ps o carimbó salva!". Os internautas santarenos não deixaram barato a declaração do analista ambiental, que é natural de Brasilia, mas mora em Santarém. 



Após algumas horas, a mãe de Raphael deu um puxão de orelha com uma mensagem em seu mural: "Rapha não é a terra e sim os homens. Não é a dor e sim a ferida. Se não podes curar ameniza. Te amo meu filho". Em meio a uma enxurrada de críticas ao comentário do servidor, o professor universitário Francileno Rego, disparou: "Qual a necessidade de tecer tal comentário nesse tom de preconceito e desdenho? Acaso você é melhor que as pessoas que labutam ao teu lado ou por quem passas diariamente? Ou acha que porque a conta no facebook é sua e podes se expressar da forma que bem entendes? Já ouviste falar em RESPEITO à diversidade de cultura de povos, de lugares? Acho que não ou esqueceste. É uma pena! Esqueceste de dizer que o lado bom de Santarém também é ter uma unidade do IBAMA, que é tua fonte de sustento, que ajuda a ti e tua família a viver com dignidade. Por falar em dignidade, faltou isso também a você quando fez tal postagem. Em todo lugar que vás, irás encontrar problemas de violência, trânsito, tráfico de drogas, educação, ... Quanto ao cheiro de mijo e fezes, não é das pessoas: é da tua própria boca quando a abres para falar asneiras. Pega o beco! Vaza! Caia fora!". 



Após 21 horas, a postagem contava com 23 compartilhamentos e mais de 150 comentários, em sua maioria repudiando o comportamento do rapaz.


Via Facebook



Deixe seu recado para o jovem Raphael. ;)

Um comentário:

  1. Queridos Santarenos, espero que esta manifestação não levem vocês a generalizar e atribuir este tipo de opinião em relação a Santarém, ao Baixo Amazonas, ao Oeste do Pará e ao Pará a todo brasiliense que por aí apareça. Sou brasiliense e de famílias goiana e mineira de regiões próximas ao Distrito Federal. Minha opinião sobre Santarém é das melhores possível. Tenho profundo respeito e consideração pelas pessoas da região e adoro tudo o que existe por aí. Minha pequena filha nasceu em Santarém e a mãe era belenense, ela também amava a região. Nosso projeto era voltar para Santarém e ainda espero realizar este projeto, agora, infelizmente, só com minha filha. Conto com todos vocês sempre que formos a Santarém e humildemente me ofereço para ajudar no progresso da região. Abraço a tod@s.

    ResponderExcluir