terça-feira, 29 de janeiro de 2013

WhatsApp acusado de violar privacidade dos usuários

O WhatsApp, famoso aplicativo de mensagens, está sendo acusado de violar leis de privacidade no Canadá e na Holanda. Segundo investigações de órgãos dos dois países, o app armazena e utiliza a lista de telefones do usuário, exceto em iPhones, o que infringe as legislações de proteção a dados pessoais.  Após instalado em um smartphone, o WhatsApp coleta dados da lista de contatos do telefone para identificar outros usuários o aplicativo. 

Essa apropriação de informações sigilosas abriu precedentes para processos contra invasão de privacidade. As investigações estão sendo conduzidas de forma conjunta pelo Gabinete Comissão de Privacidade do Canadá (conhecido pela sigla OPC) e a autoridade holandesa College Bescherming Persoonsgegevens (CBP). 


Em respostas às acusações, o Whatsapp lançou uma encriptação para ocultar os dados coletados dos usuários. No entanto, as instituições do Canadá e da Holanda ainda não foram convencidas com a mudança. A CBP holandesa, por exemplo, considera aplicar suas leis sobre o serviço, se for necessário. Já Jacob Kohnstamm, diretor do CBP, informou que “não está completamente satisfeito” com as medidas da empresa, já que apenas as listas telefônicas de quem utiliza iPhone estão seguras contra a apropriação de dados do app.

As investigações aparecem em um momento em que o WhatsApp alcançou enorme popularidade entre os usuário. No início desse mês, foi anunciado que o aplicativo processou 18 bilhões de mensagens em um único dia, superando um recorde de 10 bilhões de mensagens em agosto de 2012. O Whatsapp, inclusive, já ultrapassou o serviço similar da Apple, o iMessage, que já gerou mais de 1 bilhão de informações em um dia.

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário