quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vírus faz falsa oferta de Windows 8 para roubar dados

A equipe de analistas do site especializado em segurança digital Linha Defensiva revelou um novo vírus que está atacando os computadores brasileiros. Ele consiste em bloquear processos básicos, como o funcionamento do Firefox e do Google Chrome. Dessa maneira, o vírus afirma que a única solução é atualizar o sistema operacional para o novo Windows 8. Melhor ainda, a falsa oferta da licença sai por apenas R$ 19,90. Entretanto, como já é de se esperar, a intenção é roubar os dados bancários da vítima enquanto ela fornece todas as informações para a compra.



Caso a pessoa insira todos os dados e conclua o processo indicado pelo vírus, a informação final é a de que o sistema operacional foi atualizado. Porém, a praga não realiza nenhuma modificação. Além disso, ela acusa que o Windows é pirata mesmo quando roda em versões originais e também não confere a validade dos dados inseridos pelas vítimas.

Apesar de ser categorizado como “ransomware”, os analistas explicam que não se trata de um exatamente. Isso porque ele não exige uma “recompensa pelo resgate” como é comum nesses tipos de vírus. A praga em questão não finaliza nenhuma compra, apenas recolhe os dados bancários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário