sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Produtores recebem incentivo para manejo de flores em STM

Floricultores de Santarém, oeste do Pará, estão sendo incentivados para o plantio e a comercialização da produção pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Os produtores recebem o acompanhamento técnico para o manejo adequado das flores, preparo de área, solo adequado para a produção.

Com mercado de flores promissor, o município, ainda tem produção bem menor que a demanda. Segundo Mário Tanaka, técnico da Emater, a ideia é garantir que os agricultores produzam as mudas para a comercialização e também para a multiplicação das espécies, a fim de que a produção seja contínua e não apenas nas datas comemorativas, como ainda ocorre.

A Emater também incentiva a organização dos produtores, a fim de garantir competitividade de mercado. A produtora Carla Eiche, que vem recebendo orientação técnica da empresa, diz que hoje a família está construindo um novo padrão de vida. “Atualmente conseguimos obter um lucro superior a R$ 2 mil por mês. Consigo ter retorno financeiro com a produção floral de até 70%”, conta.

Como parte do processo de organização, em parceria com a Prefeitura de Santarém, um box foi montado na praça central da cidade que serve de apoio para o comércio de flores tropicais ou não e envasados. “Já estamos preparados também para atender a encomendas para a festa de fim de ano. E se precisar, aqui também fazemos o seu arranjo”, explica Carla. Os preços praticados para venda direta do produtor ao consumidor chegam a ser 30% mais baixos do que os praticados em feiras e supermercados da cidade. 


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário