sábado, 27 de outubro de 2012

Valorizaçao marca o Dia dos Servidores no Estado

A jornada de trabalho da técnica em enfermagem Edna Maria Lessa, de 56 anos, começa cedo. Todos os dias, às 7 horas, ela inicia os serviços na Central de Processamento de Material e Esterilização da Santa Casa de Misericórdia do Pará. Há 25 anos como funcionária estadual, Edna iniciou sua carreira no serviço público no antigo Instituto de Previdência e Assistência de Servidores do Estado (Ipasep), atual Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (Iasep). Na Santa Casa, a servidora está há oito anos.
Neste mês, por ocasião do Dia do Servidor Público, comemorado neste domingo, 28, Edna e outros 61 servidores do Estado representaram os 107 mil que integram a administração pública estadual na cerimônia de premiação “Servidor Nota 10”, realizada na última sexta-feira, 24, pela Escola de Governo. Como servidora nota 10 da Santa Casa, Edna foi homenageada com um diploma assinado pelo governador Simão Jatene, medalha e um cheque no valor de R$ 1 mil.

Na Central da Santa Casa, Edna é uma das funcionárias responsáveis pelo controle, preparo e esterilização de todos os artigos médicos utilizados no hospital. Por turno, cada funcionário prepara cerca de mil peças. Anualmente, os 38 servidores da Central da Santa Casa chegam a preparar mais de um milhão. “Sai tudo daqui e após ser utilizado, esse material retorna para ser lavado, processado e preparado novamente. Não existe hora, nem setor. Estamos prontos sempre que precisar, 24 horas”, afirma orgulhosa, a técnica.
Além de Edna, outros sete servidores da Santa Casa atenderam todos os requisitos do concurso, entre eles, assiduidade, pontualidade, capacidade de resolver problemas, humanização no atendimento e dedicação ao trabalho. Para a escolha da técnica, o tempo de serviço prestado à população foi determinante. Somado ao tempo de carteira assinada, a técnica totaliza mais de 32 anos de serviços prestados à população.
Para uma carreira longa, a servidora acredita que a seriedade no serviço é fundamental. “Sou voltada para o trabalho, de chegar e meter a mão na massa mesmo, cumprir minhas obrigações. Mais do que qualquer coisa fico feliz pelo reconhecimento. O serviço não pode parar porque não tem funcionário. Trabalhamos em hospital para salvar vidas, então temos que estar sempre atentos para ajudar todos os setores. O paciente está ali porque precisa de cuidados”, afirma.
Dedicação – Na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a eleita foi Laudinéa Andrade Souza, 56, que trabalha na Escola de Educação Tecnológica “Francisco Chagas Azevedo (Cacau)”, no distrito de Icoaraci. Laudinéa está há 36 anos no Estado e, como secretária, já passou pelas escolas estaduais Instituto São Vicente de Paulo, Américo de Souza, Aldebaro Klautal e Claudine Gabriele.
“Cheguei à conclusão que gosto muito do que faço, senão não estaria há tanto tempo”, diz a servidora. Em todos os anos de serviço público, Laudinéa se ausentou somente para cumprir a licença maternidade. “Quando têm esses feriados prolongados sinto falta de vim para a escola trabalhar”, declarou a secretária, que costuma chegar ao trabalho pontualmente às 6h50.
Exemplos de dedicação no trabalhado também foram premiados no interior do Estado. Um deles foi o agente de defesa agropecuário Aprígio Lins de Oliveira, 32, eleito servidor nota 10 da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). Natural de Porto de Moz, município do Baixo Amazonas, atualmente ele está locado na Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa) de Itaituba, na mesma região.
Há três anos no serviço público, para integrar a administração efetiva do Estado, Aprígio precisou de muita dedicação. Tão logo chegou a Itaituba, o técnico começou os trabalhos na Adepará como temporário. “Assim que abriu um concurso, em 2009, fiz e passei. Em 2010 já estava trabalhando como concursado”, recorda. Na unidade o servidor participa de palestras educativas e auxilia agrônomos e veterinários no controle do rebanho paraense.
Outra servidora do interior que ganhou o concurso pelo seu órgão foi a pedagoga Elizamar Gomes da Silva Púpio, 40, que trabalha como na regional de Conceição do Araguaia, no sul do Estado, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). “Comecei a trabalhar cedo no serviço público na área da educação. Na Emater o trabalho não deixa de ser educacional, já que nosso maior objetivo é levar as políticas públicas do Estado para o campo”, afirma a servidora, que exerce suas atividades na Emater há seis anos.  
Valorização – Ao reconhecer e premiar o bom trabalho dos servidores, o diretor geral da Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), Ruy Martini, acredita que o evento materializa uma das propostas da atual gestão, de incentivo à meritocracia. Criado em 2003, o “Servidor Nota 10” foi suspenso em 2006. O retorno da premiação e do programa de valorização do servidor era um dos projetos da Agenda Mínima de Governo, dentro do Programa Gestão de Qualidade.
“Resgatamos uma ação concreta que vai ao encontro da valorização e do mérito de cada um daqueles que contribuem efetivamente para que as políticas públicas tenham o alcance desejado na sociedade. O setor público é grande mola das políticas públicas e servido,r sendo reconhecido e valorizado, tenho certeza que se sentirá motivado a contribuir ainda mais para as políticas do seu órgão. Desta forma, o Estado poderá caminhar com uma velocidade muito maior”, afirma o diretor da EGPA.
Ao serem eleitos em seus órgãos por uma comissão composta pelos próprios colegas, os servidores concorreram a uma premiação no valor de R$ 30 mil. A grande vencedora foi Ciane Monteiro, que há 15 anos trabalha no Centro de Perícias Cientificas “Renato Chaves”. Ela foi escolhida através de um sorteio feito durante a cerimonia. Além da premiação, para comemorar o Dia do Servidor, a última semana ainda contou com uma série de ações como parte do Programa de Valorização do Servidor Público Estadual e do Programa de Saúde e Segurança Ocupacional do Servidor. 

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário