quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Planejamento integrado de operações garante segurança nas eleições 2012

Representantes das forças de segurança estadual e federal se reuniram na manhã desta quarta-feira, 3, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social para apresentar à imprensa o plano integrado elaborado para garantir a tranquilidade durante as eleições municipais de 2012. Quinze mil agentes, sendo mais de doze mil da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, estarão distribuídos nos 143 municípios paraenses. Esse planejamento conjunto entre as duas esferas de governo é o grande diferencial das ações deste ano.

Luiz Fernandes Rocha, secretário estadual de Segurança Pública, destacou a importância da organização integrada das atividades e da antecedência no planejamento como os métodos mais eficazes para evitar transtornos no período eleitoral. “O planejamento para as eleições começaram em julho, mobilizando, além das forças estaduais e federais, o Ministério Público e o Tribunal Regional Eleitoral. Em Belém e nas 15 unidades regionais da Segup no interior trabalharemos juntos em um mesmo espaço físico, que na capital funcionará na sede do TRE-PA, de onde acompanharemos as denúncias e os trabalhos dos agentes de segurança. Em todos os municípios paraenses onde não houver postos da Polícia Federal, caberá aos delegados de Polícia Civil encaminhar qualquer ocorrência aos órgãos responsáveis”, explica o secretário.
O Coronel Correia Lima, que representou o Exército na coletiva, também avaliou positivamente a parceria entre as forças de segurança. “o Exército destacou um efetivo de três mil homens para atuar em 73 municípios. Nosso trabalho está sendo feito em parceria com o Estado, que este ano, com a realização do planejamento integrado, se tornou bem mais fácil, pois sabemos onde cada órgão vai atuar, qual seu efetivo nos locais e o direcionamento das ações”, destaca oficial. O chefe da seção de segurança do TRE, Jorge Monteiro, também está otimista com os resultados: “Este ano o trabalho deverá fluir melhor que nos anos anteriores, pois os agentes de segurança estão melhor distribuídos e cientes do papel de cada órgão”, aguarda.
Do gabinete integrado será possível monitorar todo o efetivo de segurança distribuído no território paraense. A Segup desenvolveu um programa capaz de acompanhar a localização dos agentes, viaturas e aeronaves por meio de georreferenciamento. Segundo Coronel Mário Solano, secretário adjunto operacional da Segup, este mecanismo facilita a tomada de decisão em caso de necessidade. “O programa nos permite ter uma ampla visão do planejamento. Com ele é possível acompanhar, no mapa, a movimentação das forças de segurança em cada localidade do Estado”, enfatiza.
Polícia Militar – A PM vai trabalhar com um efetivo de mais de nove mil agentes, sendo que deste total mais de mil homens e mulheres serão enviados como reforço a 122 municípios do interior. O Coronel Walci Queiroz, comandante operacional da PM, explicou que os outros 22 municípios contarão com o efetivo local, inclusive dos policiais que possam estar de folga no final de semana das eleições. Já o Comando de Policiamento da Capital funcionará com o efetivo completo. “Não haverá prejuízo nenhum de efetivo na capital, que trabalhará integralmente. Mesmo os policiais que teriam folga no dia 7, se for preciso for, serão destacados para trabalhar nas eleições para garantir que tudo transcorra sem maiores problemas”, afirma.
Lei Seca – As eleições municipais de 2012 acontecem no próximo domingo, dia 7 de outubro. Nilton Atayde, delegado geral da Polícia Civil lembra que a partir da meia noite do sábado, 6, será proibida a venda e o consumo de bebida alcoólica em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e supermercados. “Em casode descumprimento dessa determinação os proprietários poderão ter seus estabelecimentos fechados e serão autuados administrativamente e criminalmente, se preciso. Trabalharemos com mais de dois mil agentes e vamos fiscalizar o movimento nesses locais até as 18 horas do dia 7”, ressalta Nilton Atayde.

Fonte: Agência PArá de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário