segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Índios incendeiam caminhões com madeira ilegal

Índios da etnia Tembé, que habitam a reserva do Alto Rio Guamá, no nordeste do Pará, incendiaram, nesta sexta-feira (28), um carregamento de madeira retirado ilegalmente da reserva por madeireiros da região.

Segundo informações do coordenador técnico local da Funai (Fundação Nacional do Índio), Juscelino do Carmo, os índios puseram fogo em quatro caminhões, três tratores e duas caminhonetes carregados de madeira ilegal.

A ação foi em protesto contra práticas abusivas realizadas por madeireiras na reserva há mais de 40 anos. Após várias denúncias, o Ibama e aproximadamente 100 índios fizeram uma incursão no local nos últimos dias e encontraram o acampamento de uma madeireira. Nesta sexta-feira (28), após a fiscalização, os indígenas queimaram todo o material extraído da floresta, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 1,5 milhão às madeireiras.

Ainda de acordo com Juscelino, as madeireiras não são a única ameaça da reserva. 'O local é alvo de constantes depredações, já que a área também é utilizada para a instalação de loteamentos ilegais, desmatamento e para o plantio de maconha por terceiros', afirmou.

A área da reserva do Alto Rio Guamá tem uma área de 279 mil hectares, que abrangem os municípios de Santa Luzia, Nova Esperança do Piriá e Paragominas. A intervenção indígena aconteceu na fronteira entre Nova Esperança do Piriá e Paragominas.

O chefe de fiscalizações do Ibama, Paulo Maués, informou que há uma equipe do órgão no nordeste do Estado realizando operações de combate às práticas ambientais ilegais, como o desmatamento e o garimpo ilegal. 


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário