segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pará recebe mais de R$ 600 milhões

O Ministério do Desenvolvimento Agrário lançou na última segunda-feira (3) o Plano Safra da Agricultura Familiar para 2012 e para o ano que vem. A ação repassa imediatamente aos cofres públicos do estado do Pará o valor de R$ 627 milhões para serem utilizados para alavancar a produção rural paraense, que foi o 19º a receber o projeto. A ação pretende ajudar a gerar mais renda, alimentos e garantir sustentabilidade no país a partir de melhorias no campo. No Pará, os recursos já foram liberados para que os agentes financeiros possam repassar os valores ao agricultor familiar paraense.

“Cerca de 84% dos estabelecimentos rurais brasileiros são de agricultores familiares, por isso é uma prioridade para o Governo Federal valorizá-los. Agora precisamos avançar na assistência técnica para assentados e não assentados. Assistência técnica pública de qualidade é um direito do trabalhador rural”, destacou o Ministro, em discurso.
Para a presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), órgão oficial do estado responsável por prestar assistência técnica aos pequenos produtores, Cleide Amorim, os programas ajudam o produtor paraense.

"Este valor é a somatória do que está disponível para o produtor rural produzir mais e melhor, o que vai gerar o desenvolvimento do nosso estado. E a Emater é o grande elo desta corrente, que liga o beneficiário ao crédito”, afirmou.

O diretor técnico da Emater, o engenheiro agrônomo Humberto Reale explicou que os sindicatos e associações devem apresentar as demandas para a contratação do crédito, já no próximo mês. É a avaliação da renda do produtor que vai determinar o crédito que o agricultor familiar do estado vai acessar.

“Para os técnicos da Emater esta fase é de intensificação do trabalho, já que o produtor já se prepara para o plantio de diversas culturas em dezembro próximo. São visitas técnicas, projetos a serem escritos e inscritos, emissões da Declaração de Aptidão ao Pronaf, para que possa ser dada entrada junto aos agentes financeiros”, explicou.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a ação promove organização econômica e sustentabilidade na medida em que a "agricultura familiar é um segmento estratégico para o desenvolvimento do país. Além de ser responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros todos os dias, responde por 38% da renda agropecuária e ocupa quase 75% da mão de obra do campo", informa o órgão federal.

Entre os princípios apoiados pela iniciativa estão: o uso sustentável de recursos naturais, a adaptação às mudanças climáticas, a geração de alternativas de renda, a qualificação e a ampliação de atividades produtivas.


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário