terça-feira, 18 de setembro de 2012

Jatene homenageia Alan Fonteles e anuncia centro de treinamento

“Receber esta homenagem é um orgulho e ao mesmo tempo a realização de um sonho. Tudo que eu sempre sonhei foi poder um dia representar bem o meu país e principalmente o meu Estado”, disse o atleta paralímpico Alan Fonteles, medalhista de ouro nas Paralimpíadas de Londres, ao receber das mãos do governador Simão Jatene, a mais elevada honraria do Estado a personalidades merecedoras da admiração do Governo e do povo paraense, a Comenda da Ordem do Mérito Grão Pará, na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Durante a cerimônia da entrega da comenda, o atleta fez um pedido ao governador. “Queria pedir para que o senhor cuidasse de todos os atletas paralímpicos paraenses e que ajude oferecendo mais estrutura e mais incentivo para eles”. A reposta positiva foi dada por Simão Jatene. “Nós já estamos com um projeto em fase de conclusão da criação de um centro de treinamento e reabilitação para pessoas portadoras de deficiência. O nosso objetivo é que este centro se torne referência nacional para os atletas especiais”, garantiu o chefe do Executivo.
O centro deverá funcionar no antigo terminal hidroviário – obra que não foi finalizada pelo governo anterior - na rodovia Artur Bernardes. A previsão é que ainda no final deste ano o projeto da construção do centro seja concluído e que comece a funcionar em 2013. Na plateia, os atletas paralímpicos paraenses que compareceram ao evento ficaram satisfeitos com o anúncio feito pelo governador. “Ouvir que o governo irá construir um local para que nós possamos treinar e nos tornar grandes atletas, assim como o Alan se tornou, é um sonho. Tenho certeza que com incentivo nós poderemos chegar ainda mais longe”, disse a atleta Estefany Maria da Silva, 16 anos, deficiente visual que conquistou duas medalhas de ouro na última Paralimpíadas Escolares, realizada em São Paulo.
Homenagem
Com um discurso emocionado, o governador parabenizou Alan Fonteles e afirmou que a entrega da medalha da Ordem do Mérito Grão Pará ao atleta tem vários significados. “Não representa apenas a entrega de uma comenda a um paraense guerreiro, mas também a capacidade de superação do ser humano. Ao conceder esta medalha estamos homenageando todas as pessoas que enfrentam seus limites. Quem impõe limites às pessoas com deficiência é a própria sociedade, por isso, uma sociedade unida e desenvolvida contribui para que todos os cidadãos realizem seu potencial. Tenho clareza dos limites que o Alan teve que superar, mas a vitória dele mostra que o Estado que ele vive tem como sua maior riqueza sua gente e no peito de cada paraense bate um vencedor. Essa pode parecer mais uma medalha, mais tem o carinho, o amor, a compreensão e a admiração de todo o povo paraense pelo feito e pela capacidade de superação que ele teve e que todos nós devemos nos espelhar”, enfatizou Simão Jatene.
Alan Fonteles agradeceu a homenagem do governo e falou sobre suas expectativas para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. “Em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, eu quero poder dar de novo essa alegria a todo o Estado do Pará. E quando as olimpíadas terminarem, eu pretendo voltar a treinar na pista onde eu comecei e dei meus primeiros passos como atleta, que foi o Estádio Olímpico do Mangueirão”, concluiu.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário