quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Eleições 2012 levam às urnas cerca de 265 mil novos eleitores no Pará

Em 2012, o Pará espera mais de 260 mil jovens para participar pela primeira vez das próximas eleições, cujo primeiro turno está marcado para o primeiro domingo de outubro, dia 7. As votações são para eleger novos representantes municipais em todo o Pará, prefeitos e vereadores. O eleitor precisa apresentar um documento com foto para votar, o que será possível a partir das 5h da manhã.

O estudante Maycom da Silva, de 17 anos, votou no plesbicito do ano de 2011 e agora quer ajudar a escolher o prefeito de Belém. ”Desde criança eu gostava de acompanhar meus pais e meus familiares durante o voto. Quando eu soube o verdadeiro significado do voto, mais eu quis exercer a cidadania”, conta.

Mais uma vez o Maycom irá exercer a cidadania, mas, isso não significa dizer que ele, com 17 anos, seja obrigado a votar. As pessoas que são obrigados a votar são os brasileiros, alfabetizados e quem tem entre 18 e 70 anos. Para aqueles que são analfabetos e idosos o voto é facultativo, ou seja, vota apenas quem manifestar interesse de votar.

Para exercer esse direito, não precisa de título de eleitor, basta levar uma documentação com foto. São aceitos pelo Tribunal Regional Eleitoral a identidade, a certidão de reservista, em caso de homens, carteira de trabalho e passaporte.

Segundo o desembargador do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Nunes, será permitido ao eleitor, durante o dia da votação, levar um papel com os números de seus candidatos para agilizar o voto. Ele diz que para os eleitores: "esse é o método utilizado para facilitar na hora da sua votação".

O eleitor não deve levar para o local de votação objeto que permitam expor o seu voto, como camisas, boné, entre outros. A lei só permite o uso de bandeiras. Quem não puder votar, deve justificar o voto. Basta dirigir-se a qualquer zona eleitoral do município onde estiver e pedir um papel para justificar a ausência. Quem não votar e não justificar até três anos consecutivos, poderá ter o título cancelado e não poderá participar de concursos públicos. No caso do eleitor já ser funcionário público, poderá não tirar seus proventos e nem passaporte.

No Pará existem mais de 5 milhões de eleitores. Pouco mais de 265 mil votarão pela primeira vez.


Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário