segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Atividades educativas e Credlivro marcam programação da Feira do Livro

“Trabalhar com os alunos a diversidade lúdica e cultural, incentivando o gosto pela pesquisa e leitura”. Este é o objetivo do projeto “Jogos ao redor do mundo”, desenvolvido por professores e alunos da escola estadual Padre Francisco Berton, que abriu a programação do estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, na noite de sexta-feira (21). A abertura da Feira também foi marcada pelo Credlivro, que este ano com um investimento de R$ 4,4 milhões está beneficiando 22 mil professores.

Educadores como Guilherme Piedade, que além de ser um dos beneficiados pelo crédito, é um dos coordenadores do projeto “Jogos ao Redor do Mundo”. De acordo com ele, participam do projeto cerca de 40 alunos, que neste segundo ano de Feira do Livro, tem a proposta de apresentar 10 jogos diferentes levando em consideração o país homenageado, no caso Portugal. “O nosso intuito é trabalhar com os alunos diferentes jogos para que eles possam apresentar aos visitantes. Este ano, em homenagem a Portugal, trouxemos o Jogo Estarolas e Erdos Latinos”, destacou.
 A preparação para a Feira começa dois meses antes da data de realização do evento. Primeiro são selecionados 50 jogos, quando a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) define o país homenageado, os alunos passam a selecionar os jogos típicos do lugar e escolhem três para se especializar. Além disso, os alunos trabalham em toda a logística para a participação na Feira, que vai desde a produção do material de divulgação do projeto, até a confecção dos tabuleiros dos jogos.
 
“O projeto tem contribuído bastante para o meu aprendizado. Porque antes de tudo temos que fazer um trabalho de pesquisa e leitura para aprender as regras dos jogos e acabamos aprendendo também a cultura de cada país, o que acaba refletindo na melhoria do meu desempenho em sala de aula”, conta o aluno da 8ª série, Bruno Souza, que participa do projeto desde o ano passado.
  Ao longo da semana, o estande da Seduc também apresentará projetos como o Xadrez na Escola, noite de autógrafos com autores da rede estadual, contação de histórias, projetos de meio ambiente, entre outras atrações, como a Rádio Web da Seduc. A programação da Secretaria na Feira vai além do estande, com o Concurso Pan-Amazônico de Redação, a Gincana Literária e a Arena das Artes, que contarão com a participação dos alunos de escolas estaduais.
  De acordo com Helen Anjos, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares da Seduc, a elaboração da programação começa com um convite a todas as escolas da rede e as coordenações internas da Secretaria, que tenham a intenção de apresentar as suas ações durante o evento. “Todos são convidados a participar, realizamos um período de inscrição dos projetos e depois selecionamos àqueles que estão dentro dos critérios da própria Feira. A ideia é fazer do estande uma vitrine das ações que estão sendo desenvolvidas na rede estadual de ensino”, destacou a coordenadora.
  Credlivro - Para ser contemplado, além de ser efetivo, o servidor deverá está incluso em alguns critérios como: possuir carga horária a partir de 100 horas; ocupar cargo de professor e/ou técnico de magistério; estar lotado em regência de classe ou em projetos educacionais; ser ocupante de cargos e funções técnicas, como administrador, orientador, supervisor e especialista em educação; ser professor ou técnico e estar de licença para aprimoramento, prêmio, saúde, maternidade ou paternidade; ser ocupante de cargos técnicos que assessoram diretamente escolas e alunos como bibliotecários, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e sociólogos.
O valor do bônus é depositado diretamente na conta bancária do servidor ou emitido pelo banco por meio de um cartão nominal, que começou a ser emitido ontem. O bônus deverá ser utilizado, exclusivamente, nos estandes da Feira do Livro até o dia 30 de setembro. Durante a cerimônia de abertura, o governador Simão Jatene falou da importância de concessão do benefício. “O Credlivro se transformou num grande sucesso da Feira e possibilitou aos professores a melhoria do desempenho em sala de aula. Com isso só quem tem a ganhar são os alunos”, ressaltou.
O secretário estadual de educação, professor Cláudio Ribeiro, que também esteve presente na cerimônia, disse que livro, escola e educação são indissociáveis. “O benefício do Credlivro é um incentivo a mais para que esse professor leia e consequentemente se atualize. Além disso, a própria participação na programação da Feira, também proporciona o contato com uma intensa atividade cultural, que é tão importante para a ampliação dos horizontes e para a sua melhoria como educador”, afirmou.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário