sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vice-governador participa de evento do TCE em Santarém

O vice-governador Helenilson Pontes esteve em Santarém, no oeste do Pará, nesta quinta-feira (23), para prestigiar a abertura da segunda edição do “Programa de Interiorização Conversando com o Controle Interno e Jurisdiconado”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A cerimônia, no auditório do hotel Barrudada Tropical, teve a presença de mais de 600 inscritos, conselheiros do tribunal e autoridades locais.

Coordenado pelo corregedor do TCE, conselheiro Ivan Cunha, o programa de interiorização tem como objetivo principal capacitar técnicos e servidores públicos sobre a prestação de contas dos recursos públicos, com palestras e oficinas sobre gestão. Além disso, é também objetivo do programa esclarecer sobre os procedimentos corretos que devem ser seguidos pelos gestores que recebem e administram os recursos públicos estaduais e municipais.

Helenilson Pontes disse que eventos como esse aproximam o TCE do cidadão. “O programa desenvolvido pelo tribunal é um gesto democrático e pedagógico, que o aproxima dos gestores públicos. Conhecimento e capacitação são fundamentais para a eficiência do controle do recurso público. É louvável a iniciativa do TCE”, reforçou.

O presidente do TCE, conselheiro Cipriano Sabino, ressaltou a importância do evento. “Ele vem para tentar diminuir os erros nas prestações de contas. A finalidade também é prevenir, orientar e capacitar os que recebem recurso público do Estado. Estou muito feliz pela participação e presença de todos. Viemos aqui também mostrar o trabalho do Tribunal de Contas, além de afirmar que o TCE pode ser usado como ferramenta social”, ressaltou.

Em Santarém, o programa de interiorização segue até sexta-feira (24), com programação de palestras que contemplam temas como improbidade administrativa, inovações da Lei Orgânica do TCE, fundamentos de licitação e contratos administrativos, contabilidade aplicada ao setor público e prestação de contas de convênios com recursos estatuais sob a ótica da nova Lei Orgânica do TCE, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário