quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pará e Alemanha avançam na parceria para o ensino tecnológico

A parceria entre o governo do Estado e a Universidade Rural Weihenstephan avançou mais um passo na terça-feira (14), com a reunião entre o governador Simão Jatene e a comitiva do estado da Baviera, na Alemanha, que desde a semana passada visita as escolas de ensino técnico-profissionalizante do Pará. O encontro teve como objetivo pontuar os caminhos a serem seguidos para dar início à formação de profissionais paraenses especializados na área agrícola, com certificação internacional.

A possibilidade de cooperação técnica faz parte das ações do governo do Estado para reestruturar o sistema de educação tecnológica do Pará. A parceria com a Universidade Rural Weihenstephan, um dos maiores centros de formação profissionalizante da Europa, começou a ser traçada em abril deste ano, a partir da visita da Comitiva do Estado a Alemanha, chefiada pelo governador. Na reunião desta terça feira, os representantes do governo alemão apresentaram as possibilidades de crescimento do setor agrícola a partir do investimento na formação profissional.

Para isso, segundoo o coordenador de Cooperação Internacional do Ministério da Agricultura, Martin Schüssler, é preciso que os profissionais aprendam na prática o que muitas vezes, nos projetos pedagógicos tradicionais, é ensinado na sala de aula. “O sistema de ensino profissionalizante da Baviera forma profissionais que ao fim do curso já estão dentro das empresas, porque todo o processo de aprendizado se dá no campo. O professor e o aluno vão para dentro das empresas e o conhecimento se dá na pratica profissional”, explicou.

Segundo o reitor da Universidade Rural Weihenstephan, Hermann Heiler, o ensino de ciências aplicadas (equivalente ao ensino profissionalizante) na Alemanha é muito valorizado, e 72% dos estudantes que passam pelas universidades também tiveram formação nessas escolas. Atualmente, a instituição que ele dirige tem 17 unidades no estado da Baviera e essa expansão atraiu novas empresas e descentralizou a geração de renda e empregos.

“Anualmente formamos cerca de 220 profissionais, que se tornam multiplicadores. A demanda é tanta que não estamos conseguindo atender a demanda das empresas por estes profissionais”, ressaltou. O intercâmbio de estudantes brasileiros para a Baviera começa em setembro, com o programa Ciência sem Fronteira.

É a partir dessa parceria, já consolidada entre Brasil e Alemanha, que o Pará foi cotado como um dos Estados para a aplicação do projeto piloto do novo modelo de gestão agropecuária, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, e que irá implantar o Sistema de Garantia da Qualidade, indispensável para avanços nos mercados internacionais.

“Com a instituição do Programa Municípios Verdes, a redução do desmatamento e a tecnificação da produção rural, o Pará passa a ser referência para os novos modelos de gestão de que o país precisa”, enfatizou o secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes.

O governador Simão Jatene ressaltou que o grande desafio do Estado é promover o desenvolvimento a partir do conhecimento, produção e novas formas de gestão e governança. A parceria com o estado da Baviera, segundo Jatene, alia em uma só ação duas metas: o conhecimento e a produção. “É um esforço bem-sucedido a aproximação do saber e do fazer. O ensino técnico é uma das nossas ferramentas para alavancar o processo de produção no Estado. A cooperação técnica internacional é indispensável para que isso aconteça”, destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário