quarta-feira, 11 de julho de 2012

Simão Jatene recebe lideranças dos índios munduruku em Belém

O governador Simão Jatene e as lideranças indígenas munduruku do município de Jacareacanga, no sudoeste paraense, estão reunidos neste momento, no Comando Geral da Polícia Militar, em Belém. Oito representantes da etnia participam da audiência, entre eles Waldelirio Manhuary, líder dos munduruku. O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, e o Comandante Geral da PM, coronel Daniel Borges Mendes, também participam da reunião.
Na audiência, Simão Jatene dialoga com as lideranças sobre as reclamações que os levaram a depredar o quartel da PM em Jacareacanga, durante uma manifestação dos índios na última semana. Durante as negociações, os indígenas pediram a construção imediata de uma delegacia na cidade, mas Luiz Fernandes informou que o governo já decidira pela construção da Unidade Pro Paz, que além do efetivo policial oferece à população ações nas áreas de educação e cidadania.
O encontro, a construção de uma Unidade Integrada Pro Paz, o aumento do efetivo da PM e a intensificação das investigações sobre o assassinato do índio Lelo Akay Munduruku foram assegurados na ocasião pelo secretario, a fim de restabelecer a ordem na cidade. A pauta está sendo apresentada pela comissão de indígenas a Jatene, conforme foi acordado entre Luiz Fernandes e os mundurukus.
O governo do Estado também já assegurou aos indígenas o reforço policial em Jacareacanga. Após o episódio, um efetivo do Comando de Missões Especiais permaneceu na cidade para uma série de ações destinadas ao combate à criminalidade e à restauração da ordem, como a instalação de barreiras, incursões, fiscalizações em bares e locais de festas e combate ao tráfico de entorpecentes.

Fonte: Agência Pará de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário