terça-feira, 3 de julho de 2012

Brincadeira representa perigo para crianças e adultos

Empinar pipa pode representar grande perigo às crianças e aos adultos. A brincadeira tradicional consiste em guiar o brinquedo, composto de linha, papel e armação, pelos céus, realizando manobras. Mas a criançada gosta de competir, o que os leva a incrementar a brincadeira. É quando resolvem utilizar o cerol, que é uma mistura de pó de vidro com cola. O produto é colocado na linha, com a finalidade de cortar a linha de outras pipas.

“É só fazer uma goma, pilar bem o vidro, colocar numa vasilha coar e passar na linha. É como se fosse um torneio para ver quem cerra mais papagaio”, afirma o estudante Darlisson Silva, que empina pipa no meio da rua, sem nenhuma preocupação.

A grande preocupação é de que a linha não corte somente a de outras pipas, mas também as próprias crianças e as pessoas que estiverem próximas. Além do mais, as crianças brincam na área urbana, sempre distraídas, olhando para o céu e, quando a linha de outra pipa é cerrada, saem em disparada para apanhá-la, correndo perigo de serem atingidas por veículos. Mas, além disso, os motoqueiros também correm perigo, pois muitas pessoas já morreram com a garganta cortada.

“Eu ando com muito cuidado, pois eu já vi muita gente ter o pescoço cortado quando passava de moto e, até mesmo de bicicleta”, conta a motociclista Raimunda Colares.

“Há registros, em anos anteriores, de ocorrências geradas por esse tipo de brincadeira, na qual as linhas apresentavam cerol. Com isso, os condutores devem ter muito cuidado. Outra situação é que as crianças deslocam toda a atenção para a brincadeira e esquecem que ao redor delas há todo um fluxo de veículos e que elas podem ser vítimas de uma acidente automobilístico”, orienta o subcomandante do Corpo de Bombeiros de Santarém, major Luis Cláudio Rêgo. 


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário