segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vice-governador destaca importância da caravana para a integração regional

A importância dos 20 mil atendimentos e procedimentos realizados nos segundo dia da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva em Oriximiná, município da região do Baixo Amazonas, foi destacada pelo vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, durante a visita que fez no sábado (23), ao local onde os serviços estão sendo oferecidos à população até este domingo (24). Helenilson Pontes, que entregou documentos e óculos a pessoas que procuraram a caravana, definiu a iniciativa como "o maior programa de integração regional que o Estado do Pará já vivenciou". Dos 20 mil atendimentos e procedimentos, 16 mil foram na área de saúde.

Oriximiná é o 11º município a ser atendido pela caravana no oeste paraense. Fica às margens do Rio Trombetas, um dos afluentes do Rio Amazonas, e abriga 12,8 milhões de hectares de unidades de conservação estaduais, 1,3 milhão de hectares de unidades de conservação federais e 7,2 milhões de Terras Indígenas, além de 62.963 habitantes, sendo o Censo do IBGE.

Para o vice-governador, por causa da distância geográfica da região, os habitantes do oeste paraense têm dificuldade de acesso aos serviços básicos de cidadania e saúde. Mas, segundo ele, a caravana mostra que é possível fazer um governo para todos os cidadãos, de todas as regiões do Pará. “Eu me orgulho de fazer parte de um governo que olha, cuida e prioriza as pessoas”, ressaltou.

A auxiliar de serviços gerais Maria do Socorro Martins recebeu seus óculos das mãos do vice-governador. Ela agradeceu a Helenilson Pontes e disse que, há muito tempo, sentia a necessidade de uma consulta com um oftalmologista. Soube pelo rádio que a caravana iria oferecer o serviço. “Pra minha surpresa, além da consulta eu também tive a oportunidade de receber os óculos de graça, já que comprar seria outra dificuldade, porque custam caro”, explicou.

Nesta segunda-feira (25), a caravana segue para o município de Juruti. Depois, as próximas paradas serão em Faro e Terra Santa, encerrando esta fase da ação no dia 06 de julho.

Após o intervalo no atendimento, em função do período eleitoral, a Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva deverá seguir para as regiões sul e sudeste. Em fevereiro de 2013, a caravana voltará ao Arquipélago do Marajó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário