quinta-feira, 14 de junho de 2012

Música Brasileira é destaque na programação do Festival de Música

A música brasileira marcou a programação do Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa) na noite de quarta-feira (13). No Theatro da Paz o Sexteto Brassil, formado por professores da Universidade Federal da Paraíba e músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba, conquistou o público, apresentando obras dos compositores brasileiros Oswaldo Lacerda, José Ursicino da Silva (Duda), Luiz Gonzaga e Antônio Manuel do Espírito Santo. A auxiliar administrativa Adriana Araújo, de 25 anos, aproveitou a oportunidade para conhecer um pouco sobre o trabalho do sexteto. “Vim justamente para conhecer”, comentou Adriana, que prestigiava pela primeira vez a programação deste ano do festival. “Já vim em edições anteriores do festival e sempre que aparecem eventos como este em Belém, gosto muito de prestigiar”, disse a auxiliar administrativa.

Formado pelos trompetistas Nailson Simões e Gláucio Xavier, por Cisneiro Soares na trompa, Alessando Santos no trombone, Valmir Vieira na tuba e Glauco Andrezza na percussão, o Sexteto Brassil tem como principal característica um repertório diferenciado, fruto de pesquisa pioneira da música brasileira para metais, compilando, editando e interpretando música folclórica, popular, erudita e obras originais contemporâneas. “Nosso maior objetivo é a divulgação da música brasileira, através da pesquisa. E a segunda parte do programa que apresentamos foi toda dedicada a este objetivo”, destacou Nailson Simões, um dos fundadores do sexteto, em 1980. De lá pra cá, Nailson e Valmir Vieira recordam de mais de dez participações no Festival de Música do Pará. “Ficamos sempre felizes em participar. Esse festival já é uma marca registrada do Governo do Pará e é, sem dúvida, o mais importante do Norte”, afirmou Valmir.
Paralelamente à programação do Theatro da Paz, quem subiu ao palco do espaço CamarIN Cultural foi a Orquestra de Choro Uirapuru, também às 20h30. O samba e o choro foram os pontos altos da apresentação, com interpretações virtuosas para canções de nomes como Paulinho da Viola, João Bosco, Djavan e Jacó do Bandolim. Músicas como “Não deixe o samba morrer” fizeram o público cantar junto com a orquestra. A Orquestra Uirapuru, que tem dois álbuns lançados, também apresentou uma canção autoral, chamada “Chique Chique”, do integrante Chiquinho do Acordeon. Também formam a orquestra os músicos paraenses Cizinho (violão e arranjos), Diego Xavier (cavaco), Jorge Mendes (trombone), Franklin Furtado (percussão). João Paulo (clarinete e sax), Dayse Puget (voz e percussão) e Cleisson Duarte (voz).
A voz marcante de Sandra Duailibe encerrou a noite no CamarIN Cultural, com um repertório repleto de composições marcantes da música popular brasileira, entre elas, “Feitio de Oração”, de Noel Rosa e Vadico. Acompanhada do pianista Leandro Braga, responsável pela direção musical da turnê “Beijo Bandido”, do cantor Ney Matogroso, Sandra apresentou canções do seu mais recente álbum, “Receitas”, lançado no final de 2011. Um dos destaques foi “Bolerar”, de sua autoria em parceria com Márcia Forte e Cássia Portugal.  

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário