sábado, 16 de junho de 2012

Hemopa inicia campanha de doação de sangue na época junina

Até às 13 horas deste sábado (16), mais de 800 doadores compareceram na Fundação Hemopa no primeiro dia da campanha junina “13 é Santo Antônio. 24 é São João. 29 é São Pedro. E todo dia é do doador. Doe sangue”. Desse total, 700 coletas foram efetivadas. Neste sábado, a campanha teve a parceria com a TV Liberal. A meta do dia é de 800 coletas. Nos demais dias da campanha, que se estende até sábado (23), a meta será de 300 doações.
A campanha quer bater recorde de doações de sangue num único dia. Por isso, o Hemopa dispõe, neste sábado, de mais três pontos de coletas de sangue para proporcionar maior comodidade e agilidade no atendimento aos doadores. Isso significa 32 cadeiras de coletas distribuídas entre a sala de doações, ambulatório e espaço de fisioterapia, do prédio em anexo.

Parte da avenida Serzedelo Corrêa foi interditada para a instalação do palco onde aconteceu um show com artistas da terra, que participam voluntariamente da corrente pela solidariedade sem cobrança de cachê. O público presente já assistiu ao espetáculo “A lenda da Espada de Prata, do teatro Luzes; ao Amazon Bboys, com dança de rua; a Rominho Braga, com “Stand up comedy”; e ao cantor Jorginho Gomez e Banda, entre outros.
A presidente do Hemopa, Luciana Maradei, agradece pela parceria e ressalta a importância dos meios de comunicação para estimular ações de responsabilidade social, como a doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. “Ninguém trabalha sozinho. A Fundação Hemopa tem a responsabilidade de garantir sangue de qualidade, mas para isso contamos com a solidariedade da população potencialmente doadora de sangue que nos atende em todos os momentos de necessidade e campanhas. A vida agradece”, ressaltou.
O secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, enfatizou a importância da parceria com a rede hospitalar. “É fundamental que o médico, o corpo clínico de uma forma em geral incentive a doação de sangue junto aos familiares de pacientes para garantir a reposição do sangue hospitalar para ajudar a manter estoque de sangue do hemocentro”, observou.
A campanha também acontece em Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema, mas as datas são distintas e de acordo com a realidade de unidade. A diretora técnica do Hemopa, Socorro Ferreira, diz que o sucesso da campanha depende diretamente da adesão da sociedade, que é a beneficiada com os serviços oferecidos.
Durante todo o período da campanha, os doadores serão brindados com camiseta, panfleto com orientações sobre doação de sangue e lanche especial com culinária da época.

Fonte: Agência de Notícia do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário