quarta-feira, 20 de junho de 2012

6º Festival Cultura de Verão reúne mais de 50 atrações

Vem aí a sexta edição do Festival Cultura de Verão, projeto realizado pela Cultura Rede de Comunicação, durante o mês de julho, em Belém e no interior do Estado. A programação reúne mais de 50 atrações ao vivo, entre shows e espetáculos de teatro, além de exibição de curtas e desfile de moda, sempre com entrada franca. É cultura paraense para todo mundo ver e ouvir.

Belém receberá a programação de segunda a quarta-feira, sendo que às segundas o festival toma conta da Praça do Carmo, na Cidade Velha, com música instrumental. Às terças e quartas os shows serão apresentados no Píer das Onze Janelas, onde também haverá desfile de moda com grifes locais e exibição de curtas-metragens selecionados pelo Instituto de Artes do Pará (IAP).
Nos finais de semana o Festival Cultura de Verão segue para os municípios de Cametá (dias 06 e 07), Vigia (13 e 14), Bragança (20 e 21) e Soure (27 e 28). Toda a programação no interior terá participação de atrações locais.
A programação será aberta no dia 2 de julho, segunda-feira, com Adelbert Carneiro e o show “Ianubiá”, na Praça do Carmo, a partir de 19h. No no dia 3, no Píer das Onze Janelas, será a vez do cantor Maca Maneschy e das bandas Clepsidra e Warilou. No dia 4, Jaafa Reggae, Alcyr Guimarães e Arraial do Pavulagem.
TEATRO
O Festival Cultura de Verão também abre espaço para o teatro paraense. Oito espetáculos serão apresentados no Espaço Cuíra, sempre às terças e quartas, às 19h, com entrada franca. Estão na programação “Acorde Margarida” e “Batista”, da Companhia Teatral Nós Outros, “Catalendas”, da In Bust Teatro com Bonecos, “As Gatosas”, do Grupo Cuíra, e “Red Bag”, do Usina de Animação, entre outros. Nos dias 3, 4, 10 e 11, serão apresentados mini-espetáculos “lambe-lambe” com o Coletivo Animadores de Caixas.
REVITALIZAÇÃO
A grande novidade do 6º Festival Cultura de Verão será a revitalização da Praça do Carmo, localizada no centro histórico de Belém. A ideia é envolver a comunidade nesta ação inédita, que conta com a parceria de vários órgãos e entidades, além do projeto Tudo de Cor pra Você, das tintas Coral, que irá fornecer todo o material para a valorização cromática da praça e das casas do entorno.
No próximo dia 23, no Fórum Landi, será realizada uma oficina de aprendiz de pintor, direcionada a moradores da Cidade Velha que queiram participar da revitalização. Eles irão aprender técnicas com pintores profissionais e receberão um certificado ao final da atividade. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas. Quem desejar participar deve entrar em contato com o departamento de marketing da Cultura Rede de Comunicação, através dos telefones 4005-7706/ 7774.
São parceiros da ação de revitalização Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Fórum Landi e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa tem apoio da Associação dos Moradores da Cidade Velha, Faculdade Estácio do Pará e bloco carnavalesco Elka.
CIRCULAÇÃO
A presidente da Cultura Rede de Comunicação, Adelaide Oliveira, destaca que o Festival Cultura de Verão abraça várias linguagens artísticas, atraindo a cada ano um público maior e também mais audiência para as transmissões. Todos os shows no Píer das Onze Janelas serão transmitidos ao vivo pela TV, Rádio e Portal Cultura. Adelaide observa que o projeto integra a política pública de difusão e circulação da música paraense realizada pelo Governo do Pará. “Nesta edição vamos visitar cidades que nunca receberam o festival, como Cametá e Vigia, que possuem uma forte tradição musical”, diz ela.
A programação nos municípios valoriza os artistas locais. Em Cametá, por exemplo, haverá apresentação da Banda Sociedade Euterpe Cametaense, do grupo de bangüê Cinco de Ouro, do grupo Engole Cobre e também do samba de cacete de Dona Iolanda do Pilão. MPB, samba, carimbó, pop rock, instrumental, reggae e muito mais estão no caldeirão sonoro do Festival de Verão, que vai reunir mais de 390 músicos de Belém e do interior do Estado. “A música é matéria-prima das emissoras Cultura”, completa Adelaide Oliveira.
Serviço: 6º Festival Cultura de Verão. Shows ao vivo, exibição de curtas, desfiles de moda e espetáculos teatrais durante todo o mês de julho. De segunda a quarta-feira em Belém, e aos finais de semana no interior do Estado. Abertura dia 2 de julho, na Praça do Carmo. Espetáculos de teatro às terças e quartas, às 19h, no Teatro Cuíra (Riachuelo, esquina da 1º de Março, bairro da Campina). Entrada franca. Realização: Cultura Rede de Comunicação.
  
Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário