quarta-feira, 2 de maio de 2012

Trabalhadores de Belo Monte não retornaram ao trabalho

As obras nos canteiros da Usina de Belo Monte na Volta Grande do Xingu em Altamira do Pará continuam paralisadas nesta quarta-feira. Os trabalhadores estão em greve desde o dia 23.
A greve foi decretada ilegal pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região no dia 25. No dia 27, a liminar foi suspensa temporariamente a pedido do Consórcio Construtor Belo Monte na Ação Cautelar 0000230-78/2012 até esta terça-feira, 1º de maio.

O Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) informou, através da assessoria, que hoje colocou toda a infraestrutura para a retomada dos serviços inclusive os ônibus que transportam os trabalhadores, mas eles não voltaram. “Eles seguiram fazendo a barricada contrariando a decisão do interdito proibitório que proibiu o fechamento do Travessão no Km 27 da Transamazônica”,disse a assessoria.
Já o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Pará (Sintrapav/PA) disse que os trabalhadores não foram trabalhar porque “a empresa não disponibilizou ônibus”. O vice-presidente da entidade, Roginel Gobbo, afirmou que a empresa colocou apenas os ônibus dos serviços essenciais. Ele nega que tenham feito barricada no Travessão. “Fomos lá para observar”, disse.
Gobbo acredita que a direção do CCBM teria aceitado seu pedido de conceder a quarta-feira de folga considerando que nos próximos dois dias (quinta e sexta-feira) os trabalhadores estarão de folga por conta do recebimento do salário.
Os trabalhadores do CCBM entraram em greve reivindicando reajuste da cesta básica de R$ 95 para R$ 300, e a redução do período de seis para três meses para visita a família. A Justiça do Trabalho considerou a greve ilegal, porque o acordo coletivo firmado ano passado ainda está em vigor e não está sendo descumprido.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário