quinta-feira, 24 de maio de 2012

Empresa de ônibus acusada de jogar óleo diesel em igarapé

O vereador Rogélio Cebuliski (PSB), conhecido por “Gaúcho”, que recentemente denunciou a depredação ambiental da serra do Saubal, voltou à tribuna da Câmara Municipal de Santarém, na terça-feira, para denunciar que estão jogando óleo diesel dentro do Igarapé que corta o bairro da Matinha. Membros da Pastoral Social da Comunidade de Guadalupe afirmam que estiveram no local e constataram a agressão ao meio ambiente, com a derrubada de árvores e construção de cercas.

Várias pessoas, algumas que fazem parte de grupos que atuam na Igreja Católica, denunciam que os responsáveis pelos crimes ambientais e a grilagem de terras na Serra do Saubal são empresários que querem delimitar uma área para posteriormente negociar com a Prefeitura um possível registro de propriedade.  Uma sacanagem pura que deve ter fim, caso contrário, a Serra do Saubal pode desaparecer aos poucos.
O vereador Rogélio Cebuliski garante que solicitou da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) medidas para coibir esse tipo de prática naquela área. Ele também solicitou da prefeita Maria do Carmo, a instalação do Conselho Gestor, para que possa acompanhar e fazer denúncias ao Ministério Público, para que ações depredadoras sejam imediatamente coibidas.
Esta nova denúncia feita pelo Vereador santareno, vai de encontro a leis de preservação ambiental, por ser público e notório que o município possui leis que penalizam quem degrada ou pratica crimes hediondos contra a natureza. Seguindo em suas acusações, o vereador “Gaúcho” afirma que o óleo é lançado no Igarapé por uma empresa de ônibus, e que a contaminação pode atingir também o Igarapé do Irurá. O parlamentar municipal, através de requerimento pede a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tome as providências cabíveis no sentido de coibir essa ação nociva que agride diretamente o meio ambiente. “Não é possível que continuem acontecendo ações criminosas desse tipo, contras o Meio Ambiente”, disse o Vereador santareno.
Fonte: RG 15/O Impacto e Carlos Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário