terça-feira, 24 de abril de 2012

Redução de alunos na rede estadual prejudica professores


A mínima quantidade de alunos nas salas de aulas da rede estadual de ensino prejudica os professores. Sem estudantes para formar turmas, os docentes ficam sem completar a carga horária que atualmente totaliza duzentas horas mensais.
Com a situação a 5º Unidade Regional de Ensino (URE) realiza um mapeamento para apontar as escolas que mais apresentaram redução no número de alunos. O órgão adotou ainda uma estratégia denominada ‘lei da compensação’ para beneficiar os professores.
“Está havendo a lei da compensação, se ele (professor) perdeu uma carga horária em uma escola que não formou a turma ele vem na URE e a gente oferta vaga a ele e acaba lotando a carga horária”, explica.
O atraso no calendário escolar 2012 é apresentado como um dos principais motivos para o não preenchimento das vagas na rede estadual de ensino conforme relata a representante a Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), em Santarém, Isabel Marinho.

“Houve um espaço muito grande em relação ao início do ano letivo do município com o da rede estadual. Alguns alunos acabaram indo para a rede municipal, outros procuraram cursos técnicos, ensino supletivo, então com isso tudo aconteceu essa redução”, justifica.

Representantes do Sinteep e da 5ºURE participam hoje (24) de uma reunião para definir as medidas que serão adotadas, caso haja algum professor que tenha a carga horária diminuída ou excedida, por causa do baixo quantitativo de alunos.


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário