quinta-feira, 19 de abril de 2012

Contribuinte que não fazer declaração pode pagar 20% do IR

Os contribuintes que ainda não realizaram a entrega da declaração do imposto de renda 2012 podem pagar de R$ 165, 74 até 20% do IR. O processo iniciou no dia 1 e segue até o dia 30 de abril.

Em Santarém, a Receita Federal (RF) espera receber um total de cerca de 60 mil declarações. Mas até agora os números estão em torno de 26 mil declarações feitas. Quem antecipar a declaração nos últimos dias tem vantagens, segundo o analista tributário da RF, Jairo Oliveira.

“O contribuinte que faz a verificação logo, ele verifica se ele está na malha fina, assim ele pode revisar declaração, o que fez de errado, porque pode mandar uma retificadora que poderá apagar todos os erros que ele fizer fazendo corretamente. Ele pode também ser incluído nos primeiros lotes de restituição se tiver que restituir”, explica.


O especialista alertou ainda para uma possível falha no sistema devido ao congestionamento no fim do prazo. A orientação é que os contribuintes realizem a declaração o quanto antes. “Pode ser que nós últimos dias aja um congestionamento, e se houver, e a pessoas não puder enviar sua declaração por conta de falha na internet isso não vai ser desculpa”

Para fazer a declaração os contribuintes devem seguir algumas etapas. O primeiro passo é baixar o programa IR disponível no site da Receita Federal e realizar o preenchimento da declaração e impressão do documento. É necessário escolher entre o modelo de declaração completo e simplificado. O programa não pode ser baixado em tablets ou smartphones. 

A declaração poderá ser enviada pela internet ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o horário de expediente.





Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário