segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cheia dos rios coloca mais 31 municípios do AM em estado de emergência

Por conta da cheia dos rios mais 31 municípios do Amazonas devem decretar estado de emergência nas próximas semanas. A informação confirmada pela defesa civil do Amazonas, assegura ainda que mais 12 localidades estão sendo analisadas, pela secretaria.

Já nesta segunda o município de Anamã a 165 quilômetros de Manaus, deve anunciar o decreto de emergência. Em Caapiranga a 134 quilômetros de Manaus, a previsão é de que em 15 dias o município deverá ser todo afetado pela enchente que já castiga a zona rural.

No sábado (14), o governador do Amazonas Omar Aziz (PSD) esteve nos dois municípios e anunciou algumas medidas para auxiliar a população, entre elas o Cartão Amazonas Solidário, que dá direito ao saque de R$ 400.

Na ocasião Omar Aziz, entregou implementos agrícolas para produtores rurais das localidades, e também anunciou outras ações que devem ser levadas aos municípios, como o asfaltamento da estrada que liga comunidades rurais de Anamã ao porto da cidade, além da implantação de uma indústria de beneficiamento de Açaí, um projeto para a produção de peixe em cativeiro e a urbanização de uma área de 1.200 lotes destinada a moradias.

O governador disse saber que o recurso do Cartão Amazonas Solidário não resolverá todos os problemas, mas, deve minimizar a situação.

“Esse recurso não vai resolver todos os problemas das famílias que estão sofrendo com a cheia, mas pode ser usado para comprar madeira e outros materiais que possam ajudá-las a ter um pouco mais de comodidade nessa situação calamitosa”, disse o governador.

Em Anamã, onde a zona rural do município já foi toda afetada pela subida do rio, a expectativa é de que em uma semana a água alcance toda a sede, incluindo o hospital da cidade. As escolas também foram afetadas e as aulas suspensas.

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e a Prefeitura de Anamã montaram um plano para transferir o atendimento médico da população para uma balsa de dois andares adaptada para esta finalidade, que chegará num prazo máximo de cinco dias ao município. O secretário Estadual de Saúde, Wilson Alecrim, que, junto com o presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Evandro Melo, acompanhou o governador na viagem, afirmou que apenas o atendimento cirúrgico não será feito na balsa. Os pacientes nessa situação serão removidos para Manacapuru e Manaus.

A FVS está atuando na prevenção de doenças de veiculação hídrica e transmitidas por mosquitos, como a malária, nos municípios afetados. Agentes de saúde já atuam na orientação para evitar a utilização de água contaminada e na distribuição de hipoclorito. A Defesa Civil do Estado atua no cadastramento de todas as famílias que vão receber os cartões Amazonas Solidário em Anamã, cuja população é de 10,1 mil habitantes, e em Caapiranga que tem 10,9 mil.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário