quarta-feira, 7 de março de 2012

Secretário-geral da Fifa pede desculpas ao Brasil por declaração

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, enviou nesta segunda-feira (5) ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, um pedido de "desculpas" pela declaração de que o Brasil precisaria de um "chute no traseiro" para acelerar os preparativos para a Copa do Mundo de 2014.
Na carta, Valcke explica que a expressão em francês utilizada por ele, "se donner un coup de pied aux fesses", significa apenas "acelerar o ritmo".

"Infelizmente essa expressão foi traduzida para o português utilizando palavras muito mais fortes. Portanto, gostaria de pedir desculpas ao senhor e também a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida", afirma Valcke, na carta.
A carta, divulgada pelo próprio Ministério do Esporte, foi enviada a Aldo, segundo a assessoria da pasta, após o ministro ter oficializado um pedido à Fifa para que trocasse o representante da federação junto ao governo brasileiro por causa das declarações. A assessoria de imprensa disse ao G1 que o ministro analisava nesta segunda se aceitará as desculpas e concordará em manter Valcke como interlocutor nas negociações para a Copa.

Na última sexta (2), Valcke criticou duramente a atuação do Brasil e a demora na aprovação da Lei Geral da Copa, que estabelece regras para o mundial e tramita no Congresso Nacional. Para dizer que era preciso acelerar a aprovação da proposta e as obras do mundial, ele usou a expressão que pode ser traduzida como "chute no traseiro".


No pedido pedido para que Valcke deixe de ser o interlocutor da Fifa, Aldo disse que "a forma e o conteúdo das declarações escapam aos padrões aceitáveis de convivência harmônica entre um país soberano como o Brasil e uma organização internacional centenária como a Fifa".

'Sob pressão'
Na carta em que pede desculpas a Rebelo, Valcke explica que está "sob muita pressão" por ser o responsável na Fifa para que o campeonato se realize com sucesso.

"Há certamente um ar de preocupação na Fifa, e, sendo eu, em última análise, a pessoa responsável por esta Copa do Mundo, estou sob bastante pressão. A Copa do Mundo é a chave de todo o nosso sistema", justificou.
O secretário-geral da Fifa afirmou ainda acreditar que todos os "problemas" serão superados. "Estou confiante de que não existe nenhum problema que não possa ser superado com os esforços da Fifa, do Comitê Organizador Local e das autoridades brasileiras nos seus diferentes níveis."
Valcke afirmou ainda que tem "imenso respeito" pelo Brasil e que o país é a "única" opção de sede para o mundial de 2014. "Gostaria de reiterar, como fiz em muitas ocasiões, que o Brasil é e sempre será a única opção para sediar a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Por favor, esteja seguro que fazer com que a Copa do Mundo no Brasil, país que pelo qual tenho imenso respeito e admiração, seja um sucesso não é só um dos meus deveres, mas meu maior desejo."

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário