sexta-feira, 23 de março de 2012

Rio Tapajós já subiu mais que em 2009

O levantamento foi feito pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) na régua da Agência Nacional de Águas, instalada na Companhia Docas do Pará (CDP).

O tenente BM Contes diz que o alto nível das águas não significa o risco de uma cheia vultosa. Segundo ele, em 2009, os 12 centímetros a menos que 2012 teve como resultado a inundação da Avenida Tapajós, em frente da Capitania dos Portos, enquanto que este ano não ocorreu a mesma situação.

“Isso depende muito das cabeceiras dos rios. A gente deixa a população em alerta, verificando a situação da cheia. Sabemos que o nível do rio pode aumentar ou que baixar o que depende muito da influência do tempo”.

O Corpo de Bombeiros orienta os ribeirinhos e a população de Santarém que, em caso de alguma necessidade, é preciso entrar em contato diretamente com a Defesa Civil ou o 4º GBM, os quais estarão de prontidão para atendimentos emergenciais. “Existe a previsão de que as águas comecem a baixar a partir de agosto. Porém, não temos com garantir isso”, destaca tenente Contes.

A Capitania dos Portos informou que fez a medição e constatou o aumento do nível das águas do Tapajós. Em março de 2009, o rio alcançou 6,70 centímetros. Se continuar neste ritmo, é bem provável que a cheia deste ano seja superior à marca histórica daquele ano.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Eliene Amaral, não são somente as chuvas que trazem a destruição, mas também as cabeceiras dos rios que sofrem com o fenômeno das terras caídas, o que somado resulta em grandes enchentes.

“Estamos muito preocupados, todos os dias é feita essa medição para comparar os números que temos. Nós somos o órgão que está à frente de tudo, mas nossos parceiros têm colaborado muito”, disse Eliene.

A coordenadora acrescentou que ainda não existe pedido de situação de emergência no município.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário