quarta-feira, 14 de março de 2012

Projeto fotografico Flâneur na revista Fator Brasil

Projeto Flâneur mostra um novo olhar sobre Santarém.

Se você tivesse uma máquina fotográfica em mãos que imagens faria da sua cidade? Tirando a beleza das paisagens naturais, algo mais chamaria a sua atenção?
Foi com esse olhar que o fotógrafo Ádrio Denner desnudou as ruas de Santarém e registrou em imagens o cotidiano da cidade. O trabalho chega agora ao grande público por meio da exposição Flâneur- Um Novo Olhar, patrocinada pela Mineração Rio do Norte por meio da lei Rouanet, de incentivo à cultura. Também apoiam o projeto o Instituto de Artes do Pará (IAP), Secretaria Municipal de Turismo de Santarém (SEMTUR), Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES).

A exposição fotográfica, que tem curadoria de Emano Loureiro e coordenação geral do próprio Ádrio, traz uma série de inovações. A primeira delas ao montar uma galeria de arte móvel, cuja estrutura pode ser transportada, o que facilita o acesso à exposição pelos mais diversos públicos. A segunda inovação é o texto que acompanha as imagens. “O objetivo é facilitar uma nova interpretação, dar um novo significado e provocar a reflexão das pessoas para as transformações que as cidades amazônicas, como Santarém, estão sofrendo”, explica Ádrio.

A transformação do espaço público, as desigualdades sociais e o comportamento humano estão entre os temas abordados na exposição de 20 fotografias, que mostram Santarém sob um novo olhar. O projeto contempla ainda a doação de livretos para consultas a instituições de pesquisa.

A exposição foi aberta na última segunda-feira (12) e segue até o dia 14 de abril, sempre com visitações gratuitas e acompanhadas por monitores. “O público fica livre para circular, mas muita gente nunca foi a uma galeria de arte. Por isso, logo que as pessoas chegam são recebidas pelo monitor. A proposta é explicar o que é o Flâneur e provocar a discussão sobre as obras”, adianta o fotógrafo.

O trabalho do fotógrafo será exposto em quatro circuitos. O primeiro deles será na Universidade do Estado do Pará (UEPA), de 12 a 16 de março. O segundo, de 19 a 23 deste mês, no hall de exposições do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). A Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) receberá a exposição no período de 26 a 30 de março e o Terminal Turístico Fluvial de 05 a 14 de abril.

Na UEPA, o horário de visitas será de 9h às 12h e de 14h às 18h. Nos outros locais, as visitas estarão abertas sempre de 8h às 22h.

.[ Escolas podem agendar visitas monitoradas por email ou por telefone com Ádrio Denner: (93) 9192 9575 (adriobenitah@hotmail.com) e com a produtora executiva Elizangila Dezincourt (93) 9138-3372/8116-6267 (elidezincourt@hotmail.com)].

Fonte: Revista Fator

Nenhum comentário:

Postar um comentário