O trânsito de carros entre os municípios de Alenquer e Monte Alegre,  via PA-254, está interrompido devido a quebra de duas pontes de madeira:  uma na comunidade Tropical, que está avariada há mais de um ano, e  outra no Km 45.
Por conta disso, o transporte de cargas e passageiros entre os dois municípios está complicado.
Dois desvios foram feitos por dentro de igarapés, para amenizar a  situação, mas com as fortes chuvas o nível da água tem subido  rapidamente, interrompendo de forma definitiva a trânsito de veículos  entre as duas cidades.
As pessoas que precisam se deslocar de uma cidade para outra  enfrentam um verdadeiro martírio. A viagem que, em condições normais,  dura no máximo 4  horas, agora é feita em até 8 horas.Quando o ônibus chega na ponte Tropical, os passageiros são obrigados  a descer para que o veículo tente passar pelo primeiro desvio. Na  segunda ponte, os passageiros descem novamente. Só que desta vez  carregando suas bagagens para atravessarem a ponte a pé e entrarem em  outro veículo que os aguarda do outro lado.
Para o agricultor Francinaldo Maciel, morador da comunidade Tropical,  o desrespeito e a omissão das autoridades estaduais e municipais é  latente. Todos os dias ele atravessa a ponte juntamente com seus filhos  se equilibrando nas vigas que sobraram. Ele relata também que um  motociclista que não conhecia a estrada já caiu na ponte e sofreu vários  ferimentos.
A noite a situação é ainda mais perigosa, já que não existe  iluminação artificial e nem placas avisando que as pontes estão  quebradas, colocando em risco a vida das pessoas que dependem da estrada  para se deslocar de um município ao outro.
Para a dona de casa Maria de Assunção, 68 anos, que apresenta  dificuldades de locomoção com fortes dores nas pernas, a vida ficou  muito mais difícil. Há vários dias ela não sai de casa e nem vai a  cidade fazer compras com medo de cair em uma das pontes. O único  transporte da família é uma carroça de boi que nunca mais foi utilizada.  Para poder receber sua aposentadoria, ela entrega o cartão com a senha  para que um vizinho possa fazer o saque na cidade.
“Eu queria eu mesmo ir no banco pegar meu dinheiro, mas eu tenho medo de cair na ponte”, lamenta a aposentada.
Quem também reclama muito são os proprietários de ônibus. Com as  fortes chuvas, os veículos chegam a ficar horas atolados aguardando  socorro, muitas vezes correntes são amarradas aos pneus, mas nem isso  tem resolvido. Na maioria das vezes, motoristas e passageiros ficam na  estrada esperando o veículo ser rebocado. Os custos com peças de  reposição e manutenção também aumentaram bastante, encarecendo ainda  mais as passagens.
A conservação de estradas e construção de pontes na PA-254 é de  responsabilidade do 10º Núcleo Regional do Setran, com sede em Alenquer,  que tem a frente o engenheiro Otávio Lobato.
Em conversa por telefone, ele informou que a licitação para a  construção das duas pontes já foi feita, a ponte da comunidade Tropical  será construída pela empresa Monte Alegre e a ponte do Km 45 pela Cabano  Engenharia.
Ainda de acordo com Otávio Lobato, os serviços de recuperação e construção devem ser iniciados na próxima semana.
Fonte: Blog do Jeso 


Nenhum comentário:
Postar um comentário