terça-feira, 20 de março de 2012

Pontes quebradas há mais de 1 ano entre Alenquer e Monte Alegre

O trânsito de carros entre os municípios de Alenquer e Monte Alegre, via PA-254, está interrompido devido a quebra de duas pontes de madeira: uma na comunidade Tropical, que está avariada há mais de um ano, e outra no Km 45.

Por conta disso, o transporte de cargas e passageiros entre os dois municípios está complicado.

Dois desvios foram feitos por dentro de igarapés, para amenizar a situação, mas com as fortes chuvas o nível da água tem subido rapidamente, interrompendo de forma definitiva a trânsito de veículos entre as duas cidades.

As pessoas que precisam se deslocar de uma cidade para outra enfrentam um verdadeiro martírio. A viagem que, em condições normais, dura no máximo 4  horas, agora é feita em até 8 horas.

Quando o ônibus chega na ponte Tropical, os passageiros são obrigados a descer para que o veículo tente passar pelo primeiro desvio. Na segunda ponte, os passageiros descem novamente. Só que desta vez carregando suas bagagens para atravessarem a ponte a pé e entrarem em outro veículo que os aguarda do outro lado.

Para o agricultor Francinaldo Maciel, morador da comunidade Tropical, o desrespeito e a omissão das autoridades estaduais e municipais é latente. Todos os dias ele atravessa a ponte juntamente com seus filhos se equilibrando nas vigas que sobraram. Ele relata também que um motociclista que não conhecia a estrada já caiu na ponte e sofreu vários ferimentos.

A noite a situação é ainda mais perigosa, já que não existe iluminação artificial e nem placas avisando que as pontes estão quebradas, colocando em risco a vida das pessoas que dependem da estrada para se deslocar de um município ao outro.

Para a dona de casa Maria de Assunção, 68 anos, que apresenta dificuldades de locomoção com fortes dores nas pernas, a vida ficou muito mais difícil. Há vários dias ela não sai de casa e nem vai a cidade fazer compras com medo de cair em uma das pontes. O único transporte da família é uma carroça de boi que nunca mais foi utilizada. Para poder receber sua aposentadoria, ela entrega o cartão com a senha para que um vizinho possa fazer o saque na cidade.

“Eu queria eu mesmo ir no banco pegar meu dinheiro, mas eu tenho medo de cair na ponte”, lamenta a aposentada.

Quem também reclama muito são os proprietários de ônibus. Com as fortes chuvas, os veículos chegam a ficar horas atolados aguardando socorro, muitas vezes correntes são amarradas aos pneus, mas nem isso tem resolvido. Na maioria das vezes, motoristas e passageiros ficam na estrada esperando o veículo ser rebocado. Os custos com peças de reposição e manutenção também aumentaram bastante, encarecendo ainda mais as passagens.

A conservação de estradas e construção de pontes na PA-254 é de responsabilidade do 10º Núcleo Regional do Setran, com sede em Alenquer, que tem a frente o engenheiro Otávio Lobato.

Em conversa por telefone, ele informou que a licitação para a construção das duas pontes já foi feita, a ponte da comunidade Tropical será construída pela empresa Monte Alegre e a ponte do Km 45 pela Cabano Engenharia.

Ainda de acordo com Otávio Lobato, os serviços de recuperação e construção devem ser iniciados na próxima semana.


Fonte: Blog do Jeso


Nenhum comentário:

Postar um comentário