domingo, 1 de janeiro de 2012

PM recebe novas viaturas para policiamento turístico

Na manhã da última quinta-feira (29), o governo do Pará entregou 20 novas viaturas para o policiamento turístico no estado. Além de estarem equipados para atuar tanto na capital quanto no interior, se diferenciam dos automóveis tradicionais por que receberam imagens representativas dos principais ícones turísticos do Pará. Complexo Ver-o-Peso, Estação das Docas, Basílica de Nazaré, Portal de Mosqueiro, orlas de Icoaraci, Bragança e Soure, no Marajó, praias de Salinas e Alter-do-Chão, foram algumas das imagens plotadas nas viaturas, oriundas do banco de imagens da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), órgão responsável pela promoção, marketing e divulgação do turismo paraense.

“O turismo pode ser um vetor de crescimento e desenvolvimento importante para o Estado, por que permite combinar algumas coisas que são de interesse para Pará”, afirmou o governador, para quem o turismo, além de trabalhar o imaginário das pessoas, garante elevação de renda, da auto-estima e valoriza características importantes do Estado, como o aproveitamento sustentável do ecossistema, a culinária, que para ele é “a melhor síntese da Amazônia”, as praias e outras riquezas.

O governador, que sancionou esta semana a Lei Nº 7.593, de 28 de dezembro de 2011, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, dia 29 e que cria o Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) lembrou que “o turismo vem mudando, inclusive, de forma no mundo. As pessoas não vão mais ver uma paisagem bonita. Elas querem viver uma experiência bonita. Elas querem entrar no cartão postal. Não tenho dúvida de que para isso o Estado precisa estar melhor equipado em segurança, na área da saúde”, lembrou Jatene.

O major Henrique Pereira, comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) comemorou os novos equipamentos de segurança turística. “A polícia turística já tem 15 anos, foi implementada em 1996 e de lá pra cá temos brindado várias conquistas. A Secretaria de Segurança Pública tem essa concepção de que o policiamento turístico tem que ser um diferencial no atendimento, na hospitalidade, na chegada dos turistas, nos principais locais de visitação do Estado. Então essas 20 viaturas adquiridas agora estão todas equipadas com layout diferenciado, que é justamente para dar esse conforto no atendimento ao turista”, disse.

Ele informou, ainda, que um grande avanço na segurança turística no Pará foi a instalação do Posto de Segurança Turística no Aeroporto Internacional de Belém, resultado de uma articulação da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) com a Infraero e a Segup. “A presença da Ciptur no aeroporto foi um dos principais avanços este ano, já que o aeroporto é considerado o principal portão de entrada do nosso Estado e a PM tem que estar presente nestes locais. Lá estamos atuando com policiamento 24 horas com efetivo preparado em uma confortável sala”, diz major Pereira.

O sargento Uchoa, que será o condutor da viatura que será deslocada ao município de Soure, na ilha do Marajó, estava orgulhoso com o novo equipamento de trabalho. “Uma sensação boa de dar melhor segurança e servir melhor a população e os turistas que vão lá visitar. Estar com um carro novo desses é bem confortável, tanto para nós quanto para quem precisa”. Garantiu o policial. Das 20 novas viaturas da CIPTUR 10 vão ser encaminhadas para a garantia da segurança aos turistas no interior do Estado, tendo como referência os municípios sede dos seis polos turísticos do Pará.


Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário