sábado, 31 de dezembro de 2011

Música será matéria obrigatoria nas escolas em 2012

A partir deste próximo ano de 2012, escolas de todo o Brasil passarão a incluir música em sua grade de ensino como matéria obrigatória de acordo como determina a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. As aulas precisarão ser fundamentadas desde a parte pratica de tocar, passando também pelo desenvolvimento do ouvir, criar e entender a História da Música.
A nova Lei não obriga os professores, que irão ministrar esta nova disciplina, a ter graduação em música, o que para alguns não é um ponto positivo. Até havia sido cogitado a obrigatoriedade de uma graduação em música para lecionar, mas o artigo da lei que previa a formação na área foi vetado pelo Ministério da Educação. O veto foi baseado na alegação de que, no Brasil, há diversos profissionais da área sem possuírem uma graduação em música.
O objetivo desta nova Lei não é transformar alunos em músicos profissionais ou especialista na área musical. O grande objetivo da inclusão desta nova matéria na grade escolar é auxiliar no desenvolvimento cultural, psicomotor, ajudar na sociabilidade, incentivar o contato com diferentes linguagens e democratizar o acesso a arte.

E você o que pensa a respeito desta nova lei?
Deixe sua opinião no blog.

Fonte: CEBRAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário