sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ocupação irregular de calçadas preocupa município

Calçadas são tomadas por comerciantes e entulho
No centro comercial de Santarém um antigo problema tem irritado as pessoas que precisam transitar pelo local diariamente: a falta de espaço para os pedestres nas calçadas, que são usadas pelos comerciantes para expor produtos.

Para não esbarrar em mercadorias e entulhos, as pessoas são obrigadas a sair da calçada e ir para o meio da rua.

Além disso, ninguém escapa das calçadas irregulares. Cada loja tem a sua: seja alta, baixa, estreita ou torta. As pessoas andam no constante movimento de subida e descida, procurando o melhor equilíbrio para fazer suas compras. 



Outro problema visível é o mau estado de conservação das mesmas, tornando difícil a vida dos pedestres, que têm de enfrentar buracos e desníveis. Além de automóveis estacionados irregularmente e partes que viraram depósito de material de construção.

De acordo com o secretário de finanças de Santarém, Edmilson Santos, a responsabilidade de fiscalização de entulhos e lixos nas calçadas é da SEMINF. Sobre o uso do espaço para a exposição de mercadorias, a atribuição é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social do Município, e de materiais de construção é da Secretaria de Finanças.

Desde 1968, Santarém é regida por um Código de Postura, que rege as regras de todo cidadão do município. Desde o ano de 2000 se estuda mudanças no código, porém, até agora, nada foi feito de concreto, apenas propostas.

A representante da Secretaria de Planejamento do Governo Municipal, Eunice Sena, explicou que os trabalhos para a reforma do Código de Postura de Santarém estão em andamento.



Fonte: Notapajós

Nenhum comentário:

Postar um comentário