quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Produtos da agricultura familiar compõem a merenda escolar


Crianças das escolas do Município se alimentam com produtor da agricultura familiar


Crianças se alimentam de produtos da agricultura
familiar
Ontem, 04/10, a secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED) fez a entrega às 17 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), de alimentos adquiridos de produtores da região. A iniciativa faz parte do incentivo do governo Cidade da Gente à agricultura familiar.

A primeira Unidade a receber os alimentos que fazem parte do cardápio da merenda escolar foi a Umei Os Três Pastorinhos, localizada no bairro de Fátima. “As crianças ficam eufóricas com a chegada das frutas. Ontem, por exemplo, elas tiveram a opção de merendar melancia, abacaxi, banana… ou seja, frutas que são alimentos saudáveis. E eu considero isso como um grande avanço na educação”, afirmou a gestora da Umei, Rizete Ferreira.

A aquisição de produtos da agricultura familiar obedece à Lei 11.947, sancionada pelo Governo Federal, que trata do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que define a alimentação escolar como um direito humano e incorpora dimensões estratégicas para a promoção da soberania e da segurança alimentar e nutricional no projeto pedagógico da escola, além do fortalecimento da agricultura familiar.  Até agosto deste ano, foram entregues mais de 450 kg de produtos às escolas e Unidades de Educação Infantil.

Para a titular da SEMED, Lucineide Pinheiro, a qualidade da merenda escolar nas escolas de Santarém é uma realidade no Município. “A aquisição de frutas e verduras da agricultura familiar fortalece a economia local e possibilita uma alimentação mais saudável às crianças da rede municipal. Esta ação, que é um direito constitucional, é regular e tem contribuído consideravelmente, no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos”, enfatizou. 

O diálogo e a negociação/comercialização desses produtos junto aos agricultores familiares são feitos de forma conjunta entre a SEMED e a secretaria municipal de Produção Familiar (SEMPAF), também da prefeitura de Santarém.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário